A
interação entre os fatos relevantes da sociedade e o universo on line
estabelece laços cada vez mais fortes e capazes de provocar mudanças.
Nos últimos sete anos, a consolidação das redes sociais e a internet como recursos da vivencia diária se tornaram importantes para a mudança de conceitos e paradigmas nos meios sociais em todo mundo. Desde então houve a “Primavera Árabe”, a aproximação entre público e personalidades artísticas e também a discussão em tempo real sobre eleições de âmbito nacional no Brasil e nos Estados Unidos. Outro exemplo foi em 2012, quando o sucesso da campanha pela prorrogação dos impostos sobre os mais ricos nos EUA só foi possível graças à mobilização do governo através do site da Casa Branca e cujos internautas pressionaram o Congresso.
Nos últimos sete anos, a consolidação das redes sociais e a internet como recursos da vivencia diária se tornaram importantes para a mudança de conceitos e paradigmas nos meios sociais em todo mundo. Desde então houve a “Primavera Árabe”, a aproximação entre público e personalidades artísticas e também a discussão em tempo real sobre eleições de âmbito nacional no Brasil e nos Estados Unidos. Outro exemplo foi em 2012, quando o sucesso da campanha pela prorrogação dos impostos sobre os mais ricos nos EUA só foi possível graças à mobilização do governo através do site da Casa Branca e cujos internautas pressionaram o Congresso.
Os
grandes veículos de comunicação abrem espaço para que leitores comentem e
decidam o que deve ser veiculado. A revolução da internet obrigou os complexos
de comunicação a ouvirem o leitor. A opinião do cidadão da pequena cidade tem o
mesmo peso do que mora na capital.
Este
é o poder de uma democracia social que os governos não imaginavam, pois dá
independência de escolha e debate ao cidadão. Diariamente ouvimos histórias
sobre parentes distantes que se reencontram; casais que se apaixonam; talentos
revelados; campanhas em prol de causas sociais; ambientais e de animais que
viram sucesso. Tudo numa rapidez incrível e sem limites geográficos por conta
desse novo veículo global.
Cito o caso do cacique Almir, da aldeia Suruí, eleito
pela Fox Company um dos homens mais criativos do mundo. Embora não saiba
manipular o computador, entendeu o valor da tecnologia e colocou a selva
brasileira em contato com pessoas idealistas em todo o globo numa parceria com
o Google. Ele quer salvar a cultura de seu povo e os benefícios que a selva
traz para o mundo. E os idealistas, a maioria dos quais nunca esteve
pessoalmente com ele, querem colaborar com ações e recursos financeiros para ampliar
o projeto.
A
internet pauta jornal, rádio, revista e televisão. Porém ela é campo fértil
para espalhar mentiras, boatos, imagens de mau gosto e a vida íntima das
pessoas. Como todo veículo que dá liberdade e voz ao anônimo, é preciso ter
cautela e saber onde se pisa quando tratamos de redes sociais e internet.
Por
fim, entende-se que a facilidade para pesquisa e acesso a arquivos do passado
faz com que a educação, cultura e política tenham que rever metodologias e
conceitos. Se a realidade do Brasil ainda não se deu conta de que o cidadão mudou,
algo deve ser transformado. Caso não ocorra, o país ficará obsoleto e distante
das gerações que nascem com o tablet nas mãos.
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