sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Regional de Saúde afirma que UPA de Ibiporã é referencia no Norte Paranaense.


O cardiologista Fuad Salle Neto (41) é Diretor Técnico da UPA desde a sua inauguração, há quase dois anos. A unidade recebe cerca de 190 pacientes por dia, 5 mil por mês e de 65 a 70 mil por ano, número maior que a população local. Também é comum os jatainhenses serem atendidos na unidade devido à pactuação federal e universalização do SUS. Em relação aos casos, 90% são de baixa complexidade, tendo pacientes de baixo risco e quadro clínico brando. “Monto a equipe médica, encaminho o direcionamento clínico, apoio a resolução de dúvidas em atendimentos e na falta de médicos cubro a escala. No entanto, nunca houve problemas relacionados a isto”, diz.
Referência no Norte do Paraná, segundo a 17ª Regional de Saúde, o cardiologista afirma que isto se deve ao trabalho em equipe e envolvimento da Administração Pública e Secretaria de Saúde, que não medem esforços. Outro fator são os investimentos variados e aplicação de recursos federais. “Fui convidado a fazer a gestão técnica. A Administração Pública acreditou em minhas idéias e atende todas as solicitações de medicamento, fluxo, material, classificação de risco e orientação de equipe. O atendimento não é politizado e a prioridade é a humanização. Aqui não há negligenciamento, exijo o acolhimento total e que os profissionais de saúde dêem o melhor. Em contra partida a Secretaria da Saúde dá suporte e há constantes visitas e fiscalização na unidade. O sistema de saúde pública está sobrecarregado nos postos de saúde e a UPA dita um ritmo mais rápido de atendimento”, relata.                                         
Com 30 a 40 médicos flutuantes, Fuad Salle diz que não há problemas de escala graças ao controle dos plantões. Os médicos novos passam por tempo probatório e caso não se adaptem são trocados. Quem fica tem respaldo. Quanto à enfermagem, começada do zero, há muito treinamento e orientações, refletindo qualidade no atendimento. A mesma situação ocorre no administrativo. Além disso, a Prefeitura tem Ouvidoria e demais reclamações via e-mail, facebook e telefone, de imediato são respondidas com auto critica e avaliação isenta. “A UPA é querida devido os aspectos citados anteriormente, principalmente no acolhimento humano, no empenho da Secretaria de Saúde e em especial do prefeito José Maria, que sempre visita a unidade, conversa com os pacientes e as equipes, a fim de ver os problemas e buscar soluções. Ele supervisiona o trabalho. Como gestor observo que esta atitude são valores que dão qualidade ao SUS”, pontua.


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