domingo, 22 de maio de 2016

Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil e dos Adolescentes e realizada em Jataizinho.


No Brasil, a problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes tem se manifestado através do abuso intra e extra familiar e da exploração sexual comercial. Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática, representantes de organizações governamentais e não-governamentais propuseram a criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Aprovado como lei, o movimento defende os direitos da criança e do adolescente através de eventos de sensibilização e mobilização para promover o dia como um marco de luta pelo fim da violência sexual.                           
Em Jataizinho, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com o Conselho Tutelar e a “Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente Local”, coordenaram a Campanha Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil e dos Adolescentes, que teve entre as atividades a Explanação da Campanha na Câmara dos Vereadores; Intervenção de Rua com panfletagem e conscientização da população no Salão Paroquial CEPIC; um trabalho junto aos estudantes com diversas atividades, como a intervenção com crianças até 12 anos e de 13 a 17 anos, onde o objetivo foi informá-los a respeito da problemática do abuso, com o intuito de instrumentalizá-los para identificarem potenciais situações, resistir às investidas de uma pessoa mal-intencionada e encorajá-los a contar o ocorrido a alguém de confiança. Também foi realizada a palestra de capacitação e orientação aos professores e servidores com os temas “Atendimento realizados e conseqüências dos abusos sexuais" e "Compreendendo o abuso sexual e as ações pedófilas na sociedade contemporânea".                                                                                                              
O CMDCA tem como presidente Frank Rodrigues da Silva; Vice-Presidente Márcia Maria Sandri Cordeiro; 1ª Secretaria Flávia Maria Nunes Gonçalves; 2ª Secretaria Evelin Cristina Coelho. Os membros são Maria Niti Corsino, Marlene Vieira, Adriana Edna Chagas, Célia Alves, Elaine Kwasnitza e Fátima Ap° dos Santos. Já o Conselho Tutelar tem em sua composição Olga Armani Antônio, Anderson Rodrigues da Silva, Sônia Regina Lopes, Roseana Pitoli e Bruna Lorraeny Yamamoto.


Nenhum comentário: