Filosofia administrativa da Administração por Objetivos são princípios adotados, objetivando orientar o desempenho dos gestores das empresas, quanto à tomada de decisões. Estes princípios são verdades fundamentais aceitas, conduzindo à eficiência. Qualquer indivíduo, ao assumir um cargo numa empresa, passará a empregar princípios de administração que embasam a sua tomada de decisão, o seu modo de dirigir e que, no conjunto, representam a sua filosofia administrativa ou filosofia de administração. E, na APO, um dos princípios é o Planejamento, que consiste em tomar antecipadamente decisões, considerando qual a situação almejada para o futuro. Desse modo, podemos dizer que a APO é uma técnica de planejamento e pode ser de dois tipos:
- Planejamento estratégico e planejamento tático: Este de curta duração, mais ou menos um ano, e origina-se dos objetivos postulados dentro do planejamento estratégico, que por sua vez é de longo prazo e onde se define as políticas e diretrizes da empresa.
OBJETIVOS GERAIS
Objetivos Gerais são metas que as empresas tentam alcançar a longo prazo. É uma espécie de carta de intenção que o comando gestor deve comunicar a todos os demais escalões. É o ponto de partida para se implantar a APO. Uma observação interessante feita pelo administrador Jairo Santos, no que concerne a implantação da APO, é a que diz: “Em primeiro lugar, é preciso definir o seguinte: para que existe a empresa e quais são as suas potencialidade; quais são os seus clientes e o que desejam”.
OBJETIVOS SETORIAIS
Estes objetivos decorrem dos objetivos gerais da empresa. Cada setor elegerá os seus objetivos setoriais. Todos os departamentos deverão estar envolvidos para que a meta seja atingida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
As metas, ou objetivos específicos, são decorrentes dos objetivos setoriais e podem ser, também, direcionados individualmente às pessoas ou aos departamentos.
PLANO
Conjunto de medidas, tarefas e atividades por meio das quais se devem atingir as metas (programas ou subprogramas, projetos ou subprojetos). Para atingir as metas que são direcionadas aos departamentos, são elaborados planos, definidos também em comum acordo com o todo: filosofia, estratégias, objetivos, metas etc.
PROGRAMA
É uma relação de providências ou de atividades inter-relacionadas, dirigidas para um fim específico. Esse programa tem como objetivo atingir as metas.
PROJETO
É um conjunto de elementos que possibilita avaliar as vantagens e desvantagens da aplicação de recursos de qualquer natureza para a produção de bens e serviços. Os projetos correspondem às pares constitutivas de um programa.
OBSTÁCULOS
Qualquer coisa que possa dificultar que se alcance o objetivo, transforma-se num obstáculo. Podem ser internos ou externos. Esses primeiros – internos - são identificados dentro da própria empresa como, por exemplo, tecnologia obsoleta, matéria-prima, pessoal não qualificado etc; estes últimos, obstáculos externos, são variáveis que independem da empresa, tais como mercado, atitude dos concorrentes, clientes, fornecedores etc.
PRINCÍPIOS (NORMAS)
É o conjunto de regras estabelecidas para o desempenho de determinada atividade departamental. São postulados básicos ou verdades fundamentais que se adota dentro da empresa e que constituem uma filosofia administrativa, causa da eficiência no desempenho.
INSTRUMENTO DE CONTROLE
São indicadores importantes na análise de resultados. Quando se estabelece uma meta a ser cumprida, precisa-se determinar antecipadamente que parâmetros utilizaremos para comprar e avaliar o cumprimento dos resultados. Os parâmetros são chamados de INDICADORES DE QUALIDADE: Relatórios, Registro dos pedidos dos clientes, Reclamações ou queixas registradas, Relatório de vendas, relatórios de Produção, Balancetes, Índice de giros de funcionários (rotatividade), Índice de produtividade, etc.
ÚLTIMO PRAZO OU PRAZO FINAL, DATA FATAL
Os objetivos específicos devem ter um prazo para seu cumprimento. Preferencialmente devem ter datas declaradas e não simplesmente quantidade de dias. Ultimo prazo ou prazo final corresponde ao último dia em que deve ser alcançada a meta estabelecida.
- Planejamento estratégico e planejamento tático: Este de curta duração, mais ou menos um ano, e origina-se dos objetivos postulados dentro do planejamento estratégico, que por sua vez é de longo prazo e onde se define as políticas e diretrizes da empresa.
OBJETIVOS GERAIS
Objetivos Gerais são metas que as empresas tentam alcançar a longo prazo. É uma espécie de carta de intenção que o comando gestor deve comunicar a todos os demais escalões. É o ponto de partida para se implantar a APO. Uma observação interessante feita pelo administrador Jairo Santos, no que concerne a implantação da APO, é a que diz: “Em primeiro lugar, é preciso definir o seguinte: para que existe a empresa e quais são as suas potencialidade; quais são os seus clientes e o que desejam”.
OBJETIVOS SETORIAIS
Estes objetivos decorrem dos objetivos gerais da empresa. Cada setor elegerá os seus objetivos setoriais. Todos os departamentos deverão estar envolvidos para que a meta seja atingida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
As metas, ou objetivos específicos, são decorrentes dos objetivos setoriais e podem ser, também, direcionados individualmente às pessoas ou aos departamentos.
PLANO
Conjunto de medidas, tarefas e atividades por meio das quais se devem atingir as metas (programas ou subprogramas, projetos ou subprojetos). Para atingir as metas que são direcionadas aos departamentos, são elaborados planos, definidos também em comum acordo com o todo: filosofia, estratégias, objetivos, metas etc.
PROGRAMA
É uma relação de providências ou de atividades inter-relacionadas, dirigidas para um fim específico. Esse programa tem como objetivo atingir as metas.
PROJETO
É um conjunto de elementos que possibilita avaliar as vantagens e desvantagens da aplicação de recursos de qualquer natureza para a produção de bens e serviços. Os projetos correspondem às pares constitutivas de um programa.
OBSTÁCULOS
Qualquer coisa que possa dificultar que se alcance o objetivo, transforma-se num obstáculo. Podem ser internos ou externos. Esses primeiros – internos - são identificados dentro da própria empresa como, por exemplo, tecnologia obsoleta, matéria-prima, pessoal não qualificado etc; estes últimos, obstáculos externos, são variáveis que independem da empresa, tais como mercado, atitude dos concorrentes, clientes, fornecedores etc.
PRINCÍPIOS (NORMAS)
É o conjunto de regras estabelecidas para o desempenho de determinada atividade departamental. São postulados básicos ou verdades fundamentais que se adota dentro da empresa e que constituem uma filosofia administrativa, causa da eficiência no desempenho.
INSTRUMENTO DE CONTROLE
São indicadores importantes na análise de resultados. Quando se estabelece uma meta a ser cumprida, precisa-se determinar antecipadamente que parâmetros utilizaremos para comprar e avaliar o cumprimento dos resultados. Os parâmetros são chamados de INDICADORES DE QUALIDADE: Relatórios, Registro dos pedidos dos clientes, Reclamações ou queixas registradas, Relatório de vendas, relatórios de Produção, Balancetes, Índice de giros de funcionários (rotatividade), Índice de produtividade, etc.
ÚLTIMO PRAZO OU PRAZO FINAL, DATA FATAL
Os objetivos específicos devem ter um prazo para seu cumprimento. Preferencialmente devem ter datas declaradas e não simplesmente quantidade de dias. Ultimo prazo ou prazo final corresponde ao último dia em que deve ser alcançada a meta estabelecida.
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