Uma recente pesquisa do Grupo CDN (Agência de Serviços de Comunicação e Relações Públicas), mostrou que o jornal é o melhor e mais confiável meio de comunicação devido o aprofundamento dos fatos e credibilidade. A pesquisa, feita entre executivos de médias e grandes empresas mostrou que os jornais são fontes de informação mais confiáveis que a TV, rádio e internet e aponta sua maior inserção nos meios empresariais.
Segundo a CDN, o jornal apresenta matérias consistentes, esclarecedoras e contam com profissionais capacitados e renomados, além de mostrar as notícias como elas de fato ocorrem, sem ser tendencioso na análise dos acontecimentos. Outro ponto é a credibilidade, que aparece como vantagem se comparado aos outros meios de comunicação.
A pesquisa considera que os executivos consultados são formadores de opinião e exercem o papel de liderança junto a suas equipes de trabalho. Por isso, existe a preocupação em transmitir as informações ao grupo, da mesma maneira que possa trocar com seus iguais e tomar decisões de mercado baseados em noticias verídicas que tragam confiança nos fornecedores e negócios. Outro ponto de grande valia jornais é o espaço editorial que influencia a sociedade.
Atendendo as necessidades dos leitores e diferente dos outros meios, o jornal tem maior durabilidade e poder de penetração ao manter seu conteúdo de forma constante e agregar valores éticos e morais como a liberdade, a igualdade social e o respeito aos direitos fundamentais do ser humano, resultando na constante satisfação de quem o lê.
Criado como uma convenção social diante da necessidade de difusão de informações comerciais rápidas na sociedade do século XVI e para saciar o apetite da humanidade por informações de conhecimento, os jornais ampliam e desenvolvem diversos processos que beneficiam a sociedade como um todo. Ele tornou-se um diferencial que ajuda a difundir marcas e conceitos, associados à informação e estimula o desenvolvimento econômico pelas vias do comércio, da indústria e geração de emprego.
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