quarta-feira, 8 de junho de 2011

Frustração

A frustração define-se como o estado daquele que esta submetido a uma situação insolúvel, se vê privado da satisfação de um desejo frustrado nas suas expectativas de recompensa ou bloqueado na sua ação. Assim, é conhecida como um sentimento que flui quando não consegue alcançar o objetivo que te propôs e pelo que lutou. Sente ansiedade, raiva, depressão, angústia, ira, sentimentos e pensamentos autodestrutivos para o sujeito.

Causas e processos frustrativos:

- Frustração por barreira: Um obstáculo nos impede de obter o objetivo;

- Frustração por incompatibilidade de dois objetivos positivos, onde temos a possibilidade de alcançar dois objetivos, mas não podemos porque são incompatíveis entre si;

- Frustração por conflito evitação-evitação, onde devemos evitar duas situações negativas. Costuma provocar fuga ou abandono;

- Frustração por conflito aproximação-evitação, onde nos encontramos indecisos ante uma situação que provoca resultados positivos e negativos em igual medida, o que nos produz ansiedade.

Conseqüências da frustração: Agressividade; regressão e comportamento infantil; tristeza e depressão; introversão.

Origem da frustração no trabalho: Eliminar arbitrariamente objetos desejáveis; impedir os indivíduos que completem um trabalho; induzir nos sujeitos sentimentos de fracasso e a desconfiança para suas próprias capacidades; refrear desde o exterior a expressão dos impulsos do indivíduo e a afirmação de sua própria personalidade; fomentar as discrepâncias entre os desejos e as possibilidades de satisfazê-los; implantar uma liderança insatisfatória.

Para evitar a frustração, deve-se identificar a origem (analisar a causa segundo os processos frustrativos); e buscar objetivos alternativos.

Nenhum comentário: