terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Conto: Somos feitos de pequenos momentos e de lembranças


Era cinco horas da manhã e novamente o despertador tocou. A rotina começava outro dia afora. Nada além do normal: acordar, pegar o ônibus lotado e escutar a conversa rouca das pessoas do dia que tinha começado e da noite que a pouco se acabara. Ir ao trabalho e esperar a hora do almoço para dormir um pouco nos mínimos minutos que restavam, voltar a trabalhar e esperar a tarde chegar ao fim, obviamente trabalhando muito para o tempo escorrer mais rápido. Ao fim da tarde um banho e iniciar a nova marcha a escola. Era assim todos os dias, a rotina incessante que maltrata as pessoas e as desfigura do mundo, algo muitas vezes necessário.

- Acorda! Dizia o despertou. Está na hora de trabalhar. Cuidado para não se atrasar como ontem e levar uma advertência.

Era a voz da minha consciência. Ontem cheguei atrasado e quase levei uma advertência, por pouco. Se levasse minha ficha funcional provavelmente estaria “suja” e quando tivesse a oportunidade para uma promoção de cargo na empresa, provavelmente o atraso traria grandes chances de não ser promovido. Levantei depressa, mas ainda tinha sono, pois estudei até uma e meia da manhã devido uma realidade: não conseguia passar no vestibular e me esforçava para conseguir uma vaga na universidade pública. Levantei e fui tomar banho. Enquanto me ensaboava, na minha cabeça passava um filme com vários personagens, como a professora de literatura que conversava com José de Alencar e explicava a origem do indianismo no Brasil. Acordei em pé, acho que sonhava. Ia perder o ônibus. Tinha que arrumar a roupa e comer algo.
Sai rapidamente do banheiro e me troquei. Bem depressa saí correndo comendo um pedaço de pão qualquer e levei sorte do ônibus estar no ponto:

- Ufa! Não chego atrasado hoje!

Embarquei depressa e como em todas as manhãs tinha a impressão de que todos olhavam para mim. Não podia ser paranóia ou coisa parecida, mas não sei, as pessoas tinham em seus semblantes um olhar estranho, me deixavam tímido. Devia me acostumar com aquilo, pois não tinha grana para comprar carro e nem para tirar carteira de motorista, mas deixa para lá, um dia tudo se resolve.

A viagem de ônibus era difícil, parecia que todos entravam no trabalho às sete da manhã e sempre escolhiam o ônibus mais lotado para ir como uma lata de sardinha. O curioso era que muitos preferiam ir na porta. Não sei porque, mas iam escoradas, talvez para serem as primeiras a descer ou por outro motivo qualquer. Eu me enquadrava nisso e tinha a preferência de ir na porta, talvez pelo mesmo motivo de todos: ser o primeiro a descer do coletivo, correr para a superfície e embarcar em outro ônibus. Se demorasse, provavelmente já haviam chegado mais ônibus, trazendo mais pessoas para se deslocar rumo aos seus trabalhos, aumentando o trânsito e congestionando os corredores do Terminal Urbano. Os mais afoitos desciam do ônibus alimentador e corriam para embarcar no que ia ao centro. Muitas vezes o coletivo fechava as portas e os passageiros ficavam do lado de fora, batendo na porta, reclamando e xingando o motorista. Diziam para abrir a porta, senão chegariam atrasadas no trabalho. Mas era impossível. Muitas vezes era impossível fechar a porta do coletivo, de tanta gente que tinha lá dentro.

A vida é assim: pegar ônibus, ir ao Terminal de bairro e novamente embarcar no coletivo para o Terminal Central e pegar outro ônibus. Neste último o aspecto era diferente. Iam pessoas que trabalhavam comigo e havia maior familiaridade com elas. Mesmo assim, era apertado. Devido a isso e com o passar dos tempos, fiz muitos pensamentos e filosofei o porque dos ônibus sempre estarem lotados e muitas pessoas ficarem na porta não sei fazendo o que, pois muitas vezes descem num ponto longe e ficam na porta conversando. Não fujo da regra, fico na porta conversando bobeiras, ainda mais se estiver com amigos.
Após descer do ônibus e entrar no local de trabalho era comum ir correndo desde a rua até o cartão ponto. Muitas vezes não era raro esquecer o cartão e havia a necessidade de fazer um comunicado por escrito para trabalhar. Após tais procedimentos burocráticos, era autorizada a entrada.

- Bom dia Dayane.
- Bom dia meu filho.

Lá estava ela majestosamente, com mais de quarenta anos de profissão. A idade não era revelada, mais desconfiava que tinha uns 70 anos. Admirava suas histórias a respeito de casos clínicos e de como a medicina era há alguns anos, com métodos de cura e tratamento, algo diferente de hoje, pois as poções e emplastros eram comuns. Ficava de boca aberta quando contava suas histórias. Certa vez disse que no passado não existiam as construções de hoje e onde era o local de trabalho havia um grande campo, onde ela passeava, ainda moça, de bicicleta.

Disso tudo, cheguei a conclusão de que os passam e guardamos na memória as histórias de vida e amizades, lembrando que cada pessoa e situação vivida tece uma espécie de colcha de retalhos. Viva o hoje, planeje o amanhã e guarde no coração as pessoas e momentos únicos vividos.




Rotary Clube de Ibiporã, comemora 60 anos



O Rotary trabalha para transformar a vida de pessoas em todo o mundo. Nossos associados investem tempo e dinheiro em uma grande variedade de atividades humanitárias, mas precisamos mensurar com mais precisão os resultados e conquistas deste trabalho. Para garantir que nossa organização continue atraindo associados, parceiros e doadores, vamos focar nossos programas e produzir evidência do impacto duradouro que estamos causando. Desta forma, o Plano Estratégico é uma estrutura para nosso futuro, visando garantir que o Rotary continue sendo reconhecido como organização respeitada e dinâmica que trabalha para o bem de comunidades em todo o mundo.
A missão do Rotary é servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários. Além disso, sua visão é: "Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo."
Doar para o Rotary significa fornecer água limpa e saneamento, levar saúde e esperança para comunidades afetadas por doenças como a pólio, gerar desenvolvimento econômico e criar novas oportunidades. Sua contribuição faz com que tudo isso, e muito mais, se torne realidade.
É importante citar que os rotarianos se dedicam a ajudar a humanidade há mais de 110 anos. A organização composta de 1.200.000 associados, começou com a visão de Paul Harris. O advogado formou o Rotary Club de Chicago em 23 de fevereiro de 1905 para que profissionais de diferentes setores pudessem interagir, fortalecer vínculos de amizade e ajudar diferentes comunidades. Paul Harris deu a entidade o nome de Rotary, devido a prática inicial de fazer rodízio das reuniões entre os escritórios de cada associado. Dessa forma, a eficiência do Rotary vem do interesse e generosidade de pessoas de diferentes culturas e históricos de vida. Em comum, nutrem o desejo de repartir o que tem para impactar positivamente a vida de outros seres humanos.
Em Ibiporã, o Rotary Clube tem 24 associados de diferentes áreas profissionais, que já fizeram várias doações ao Hospital Cristo Rei, além de manter R$ 500,00 mensais para compra de café e açúcar. Também foram doados R$ 3.300,00 em fraldas ao Asilo e em dezembro haverá o Natal Solidário na Creche Menino Deus, da Vila Kenedy, onde por três anos consecutivos há distribuição de brinquedos as crianças e festa com salgados, bolos e refrigerante. Outro projeto relevante é o “Aluno Nota 10” com a Escola Municipal Rotary Club, no qual os 5 melhores alunos, do ano do 1º ao 5º ano, são presenteados com um jantar para os pais, professores e uma bicicleta a cada um. Na Páscoa são distribuídas caixas de chocolate para a escola e no Dia das Crianças, sorvete. Em breve, será finalizado um projeto para doar uma máquina de fazer fraldas, dando trabalho a jovens dependentes químicos, que irão confeccionar as fraldas, que serão doadas aos asilos.

Neide Maria Cunha – Presidente do Rotary Clube de Ibiporã

Escola Criativa está com matriculas abertas para Berçário, Maternal e Níveis 1, 2 e 3


A Escola Criativa está com matriculas abertas e preço diferenciado a quem contratar os serviços antes de janeiro. A professora Simone Gomes de Toledo, cita que os pais devem agendar a visita antes de terminar o período letivo para conhecer o funcionamento da instituição. “A Criativa recebe crianças de quatro meses a cinco anos e onze meses. O aluno sai pré-alfabetizado devido os trabalhos pedagógicos e didáticos relacionados a leitura e escrita. Visitar a escola possibilita conhecer o cronograma e material como livros e apostilas, além de ver como é o funcionamento das atividades no ano letivo.
Por conta de priorizar a qualidade no ensino, a Criativa oferece meio período e ensino integral, compreendido entre as 7hs30 as 18hs30, sendo que crianças a partir de 4 meses já podem ser matriculadas. “A adaptação dos bebês não é difícil, devido as crianças, principalmente as menores, receberem dos pedagogos muito carinho, atenção, alimentação em horário correto e banho. O trabalho feito pelo mesmo profissional mantem a criança segura. Outro ponto é a não existência de estagiários, mas de pedagogos formados e auxiliares de sala. Outra profissional é a nutricionista, que organiza um cardápio saudável com frutas, legumes e verduras”, relata.
A Criativa prima a qualidade de ensino ao desenvolver, em todos os segmentos educacionais, música, alfabetização, fala, dicção, Contação de estórias e atividades que geram uma rotina voltada na formação e no futuro da criança. “O aluno evolui o aprendizado desde o berçário. A partir de três anos são inseridas apostilas e material didático no ensino e através do lúdico ensinamos cores, formas geométricas, letras, números e situações que contribuem com o aprendizado. Aos cinco anos ele está pré-alfabetizado. Isso é um diferencial que pais e mães devem procurar na educação dos filhos e remete a que a escola está disposta a oferecer. Por isso, há uma diferença muito grande entre deixar a criança com a babá ou na escola”, pontua Simone de Toledo. 
Quanto a matricula, ela é um contrato de 12 meses parcelado em 12 meses. Não há taxa de matricula e o pagamento é via boleto bancário. A Escola Criativa está localizada na Rua Vitoriano Valente 931, esquina com a Xavier da Silva e próxima ao Colégio Olavo Bilac. Mais informações no telefone 32587289.

Com repertório variado, cantor João Marques é mais um sucesso de Ibiporã



Se você for a uma festa ou apresentação do Ademilson Felix de Oliveira, talvez não saiba quem seja. Mas se disser que é o João Marques, a história muda. Um dos cantores populares atuais de Ibiporã, ele é sucesso de público em festas e shows da região. “Quando montei a primeira dupla com o Jonny, achei o nome João Marques forte. Era melhor que Ademilson e Jonny”, diz aos risos.
João Marques recorda que a música surgiu dentro da família, onde o pai, Ademir Felix de Oliveira, fazia dupla com o Zé Borges, além dos tios interpretarem clássicos da música sertaneja de raiz em eventos e rádios. Isso o motivou a cantar e tocar em aniversários por hobby até os 23 anos. Após isso começou se apresentava em barzinhos.
Alçando voos mais altos, em 2008 gravou um CD com o Jonny e posteriormente fez a dupla João Marques e Fernando, sendo este, seu sobrinho. A dupla cantou por quatro anos e fizeram músicas autorais. Porém o Fernando, devido trabalho e estudo, não deu continuidade a dupla e João Marques retornou as apresentações solo.
Ligado na modernidade, o cantor se aproveitou das novas tecnologias e lançou três músicas no Youtube. A primeira é “Olha onde eu tô”, com a participação do Aristeu Gambaroto. Ela conta a história de um casal onde o namorado vai ao carnaval. A mulher procura um Pai de Santo e faz um trabalho. Porém o mesmo dá errado e ambos (namorado e Pai de Santo) acabam indo à festa. As outras músicas são “Coração vazio” e “Te esperando”.
João Marques, autodidata em relação a música, tem no repertório MPB, samba, sertanejo de raiz e universitário, bailão e rock pop nacional. Isso lhe permite um público variado e eclético. Nessa trajetória, houve shows e festas que tiveram grande público, sendo a mais marcante a Festa Junina em 2009, na Praça Pio XII, onde se apresentou com o Jonny.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Fish Tattoo obtém premiação no Brasília Tattoo Festival


No último dia 12 de dezembro, o Jonatha Barbosa, do estúdio Fish Tattoo, a convite da Nativuscare participou do Brasília Tattoo Festival, que reuniu diversos profissionais do Brasil e de outros países. O evento é uma espécie de vitrine para amostra de trabalhos, além de ser um concurso em diversas categorias. Na oportunidade, o Fish Tattoo ganhou o 2º lugar no estilo Black Work, que consiste numa tatuagem com tinta preta, desenho com linhas, pontos, figuras geométricas e sombras. O desenho é inspirado num urso regurgitando o crânio de um ser humano. “A caveira representa a igualdade, onde não há preconceito de sexo, raça e cor. Há uma colmeia e o sol, dando a entender que o ser humano busca um lugar ao sol. Por fim temos uma estrela em forma de cubo”, afirma o tatuador.
Ao todo, concorreram na categoria, 25 profissionais do Brasil e exterior. Um fato curioso, é que a duração do trabalho, foi de 9 horas e 45 minutos ininterruptas. Além do Brasília Tattoo Festival, recentemente o Fish Tattoo foi agraciado no Prêmio Impacto Ibiporã como o melhor estúdio de tatuagem.

Legislativo de Ibiporã altera regimentos para modernizar a Gestão Pública, dar transparência e incentivar a participação popular



No último dia 10 de dezembro, a Câmara dos Vereadores de Ibiporã apreciou diversos projetos de lei que buscam a reforma em vários aspectos. São eles o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 001/2018; a Resolução 005/2018 que trata o Regimento Interno; a Resolução 006/2018, relacionada ao Código de Ética e Decoro Parlamentar; o projeto de Lei 13/2018 que observa a fixação e remuneração dos Servidos da Câmara; Resolução 007/2018, relacionada ao plano de Cargos e Carreiras; Resolução 008/2018, sobre a Análise de desempenho do Servidor; Resolução 009/2018, que trata a avaliação de desempenho do Servidor em Estágio Probatório. Tanto o Projeto de Lei 13/2018 e as resoluções 007, 008 e 009 passaram no crivo do Sindicato dos Servidores de Ibiporã.
Conforme o Presidente da Comissão, o vereador Vitor Carreri, os projetos preveem a reforma no regimento interno e administrativa. “A mudança visa dar transparência e dinamismo para o melhor funcionamento do Legislativo. Os vereadores Abreu e Zezinho Estoril trabalharam mais de seis meses para obter resultados para agradar o sindicato, possibilitar a participação popular nas ações através das audiências públicas e demais mudanças positivas”, cita.
O vereador Professor Abreu justifica o trabalho ao citar que o regimento é desatualizado, retrógrado e com muitas formalidades desnecessárias. Formada a comissão, junto a assessoria, os vereadores buscaram exemplos em Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Cambé, Londrina e Jataizinho, para obter o que há de mais moderno e inovador, além de irem a órgãos como o Tribunal de Justiça, Ministério Público e OAB para ter informações e agir na legalidade. Foi um trabalho de seis meses onde o resultado é um regimento ético, transparente e que valoriza o quadro funcional. Outra novidade é a criação da Assessoria Jurídica voltada a pareceres técnicos. “Não queremos uma mudança para hoje, mas para 20 anos. Criamos condições para os projetos de iniciativa popular e acabou o voto e a sessão secreta, onde a manifestação do vereador será pública e transparente. A população ganha segurança. Recentemente houve um desfalque milionário na Câmara dos Vereadores devido algumas brechas, ações nebulosas e falta de transparência”, pontua Abreu.
O Presidente da Câmara, Roberval dos Santos, cita que as novas resoluções ajudarão o Executivo quanto a celeridade nos trabalhos em vários aspectos, além de serem corrigidos erros relacionados ao quadro funcional, melhorando a carreira dos servidores técnicos. Quanto a criação do cargo de Assessor jurídico, isso foi necessário para coibir fraudes e a corrupção. “Houve um desvio aproximado de sete milhões de reais. Cabe ao assessor jurídico acompanhar gastos e dar pareceres, ajudando o Presidente do Legislativo a tomar decisões corretas. Cidades menores como Rolândia e Jataizinho possuem esse cargo”. Outra atualização é na conduta dos vereadores e a extinção de algumas leis. Roberval cita o exemplo de que o vereador mais votado era eleito Presidente da Câmara. “Não é preconceito, mas tivemos o Beiçola como o mais votado há tempos atrás. Como presidente, como se reportaria a um Juiz ou Procurador?”, ressalta. Ele complementa que “com o assessor jurídico e as novas condutas dos parlamentares, se o vereador fizer uma besteira perde o mandato por quebra de decoro. Em breve convidaremos entidades e a população no intuito de criar o Observatório da Transparência para fiscalizar em todas as esferas os recursos aplicados em Ibiporã, ou seja, vamos fiscalizar Copel, Detran e demais entidades Estaduais e Federais. Será algo técnico e apolítico, onde os membros da sociedade civil organizada não podem ser filiados a partidos políticos”, diz. Roberval também cita que: “A legitimidade das referidas proposições toma como pressuposto a ampliação dos avanços na busca do aperfeiçoamento do processo legislativo, bem como em sua organização e funcionamento, primando em garantir a transparência, a moralidade e a eficiência. A Lei Orgânica é a lei maior de uma cidade, sendo o conjunto de normas que disciplinam as regras de funcionamento da administração pública e dos poderes municipais, podendo-se considerar a Lei Orgânica como uma espécie de Constituição do município. Não obstante, temos no Regimento Interno, o documento que apresenta um conjunto de normas estabelecidas para regulamentar a organização e o funcionamento de um órgão, sendo o norteador dos Atos Normativos que definem a estrutura administrativa e promove o equilíbrio das atividades. É o principal instrumento de consolidação da autogestão, vislumbrando o cumprimento da função pública regularmente instituída ao Poder Legislativo e o atingimento de sua eficácia. Neste mesmo escopo as proposituras para reestruturação administrativa vêm complementar a modernização de gestão do Poder Legislativo. Essa reestruturação teve como consequência o novo Organograma da Câmara Municipal, para contribuir na atuação dos servidores e desempenho de seus papéis com maior confiança segurança. O organograma é parte primordial nesta reestruturação, pois define as responsabilidades e limites e promove a visualização do órgão a todos os servidores e agentes políticos envolvidos. Desta forma, a propositura dos sistemas de avaliação de desempenho, conjunta aos projetos apresentados, nada mais é, que o ajuste necessário para toda a formatação de mudanças propostas no sentido do aprimoramento e eficiência do serviço público. Neste prisma, torna-se imperioso para a otimização da gestão desta Casa, a implantação desta nova estrutura político-administrativa, que certamente está arraigada ao cumprimento do princípio da moralidade e eficiência”, pontua.

Laboratório Carlos Chagas, a excelência em diagnósticos e qualidade


Fundado no dia 19 de março de 1985, o Laboratório Carlos Chagas completou seus 33 anos de atividade. Atividade, esta, sempre voltada ao povo de Ibiporã, onde temos nossas raízes estabelecidas e daqui não abrimos mão. Foram várias as dificuldades, porém, sempre trabalhamos com seriedade, lealdade e alta capacidade, o que nos coloca hoje como um Laboratório de referência, tanto em nossa cidade, quanto nas cidades vizinhas.
Todos os anos garantimos a maior nota no Programa Nacional de Qualidade (PNCQ) e esse ano, com o novo instrumento de análise da UNIMED de Londrina, fazemos parte dos poucos laboratórios da região a obtermos o selo OURO de qualidade.
Isso tudo se resume numa vontade de trabalhar, cada vez expandindo nossos serviços, cada vez adquirindo novos equipamentos de altíssima tecnologia e investimentos cada vez maiores em profissionais de alto nível técnico – científico.
Hoje contamos com uma filial em Jataizinho, que lá reside há quase 20 anos. Londrina não está longe e será nosso próximo passo, já para o ano de 2019. Nossa sede em Ibiporã foi aperfeiçoada, aumentamos nosso espaço físico mudando para a nova localização - na Avenida Primeiro de Maio 223 – e nossa abrangência diagnóstica, que agora conta com uma gama de Médicos que atenderão a população em nosso estabelecimento.
Não paramos por aí, estamos sempre em busca e de portas abertas, sempre disponíveis, para novos profissionais da área Médica que queiram fazer parte da nossa instituição. Para isso, contamos com diversas salas exclusivas, de infraestrutura invejável, que nenhum estabelecimento da área da saúde de nossa cidade possui.
Aqui temos um lema e uma ética a ser seguida, dizemos que só quem gosta do que faz, faz bem feito. Amamos o que fazemos e por isso prestamos o melhor serviço para a cidade. Hoje somos os únicos a realizar os exames no mesmo dia da coleta, resultado do grande investimento em tecnologia e profissionais.
Atendemos os convênios HOSPITALAR, UNIMED, GRAM, PREVER, BRADESCO, CORREIOS, CONVENIOS FUNERÁRIOS, CISMEPAR, PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIPORÃ, UNIPAX, SAF, entre vários outros; os quais ainda contam com descontos especiais. Além de convênios os preços particulares são os melhores da cidade, sempre em vista da tecnologia e embasamento científico ao qual os exames são submetidos.
Não admitimos erros e é isso que nos faz, e nos sempre fez os MELHORES DA CIDADE e referência para a REGIÃO!

Venha nos visitar na nossa nova sede, um presente para a cidade!

Laboratório Carlos Chagas: Avenida PRIMEIRO DE MAIO nº 223.
Dra. Carolina de Cássia Sacca Colognesi.


Grupo Vieira e Prefeitura de Jataizinho preparam o Parque Industrial


              Um dos projetos que busca gerar renda, emprego e arrecadação para Jataizinho é a instalação do parque industrial. O projeto, em andamento, atrairá pequenas fábricas, micros, pequenas e médias empresas, que não obtém incentivos para se instalar em cidades maiores. Em contrapartida, Jataizinho oferecerá cessão de terrenos. “O bom gestor não pensa na cidade para quatro anos, mas a planeja para mais de 50, abrindo suas portas ao desenvolvimento e criando um legado as futuras gerações”, cita o prefeito Élio Batista.
            Cerca de 2500 a 3000 moradores de Jataizinho se deslocam diariamente a outras cidades para trabalhar. “É obvio que muitos não deixarão seus empregos para trabalhar em Jataizinho. Mas, a preocupação é com as futuras gerações e os jovens recém-formados, que precisam trabalhar e manter suas famílias”, declara o prefeito.
A instalação do parque será possível graças a parceria com o Grupo Vieira, que doará 20 alqueires, cabendo ao município oferecer infraestrutura. Com o loteamento dividido em duas partes, metade será da prefeitura, afim de cessão e a outra parte do Grupo Vieira, destinado a venda. “A procura já existe e todas as semanas empresários visitam meu gabinete. Quanto ao projeto, estamos na fase de levantamento topográfico. Finalizado, será enviado a Câmara dos Vereadores para votação, algo a ser feito antes do final do ano”, afirma Élio.
Quanto a localização, o futuro parque está situado atrás do pedágio, sentido Água Branca. Possuirá livre acesso a BR 369 e PR 090. Um lugar atrativo e com abertura a diversos segmentos, como metalúrgicas, furgões, empresa de bebidas, logística a até empresários de cantores. Todos mostraram interesse em se instalar no local, gerando boas expectativas.

Móveis planejados com qualidade você encontra na Exclusive Planejados


Com a demanda da construção civil, os móveis planejados mostram que há inúmeras possiblidade de decoração. E, com mais de 30 anos de experiência, Wilson Alves de Oliveira, junto ao filho Lucas Almeida de Oliveira, abriram a Exclusive Planejados. Com um ano de funcionamento, a loja fabrica móveis planejados para as áreas residencial e comercial.
Lucas Almeida, estudante de Design de Interiores, realiza e executa projetos utilizando o mais moderno, desde a concepção, em 3D, passando pela matéria prima, o MDF. Com catálogos na internet, o cliente também pode se deslocar a loja para encomendar projetos e fazer orçamentos.  
Quanto aos itens mais procurados, em moveis planejados, Lucas cita que armários e cozinhas são muito vistos e devido a isto, a Exclusive Planejados faz produtos variados, com projetos simples ou elaborados, além de encomendas executados a partir de projetos de arquitetos e web design.  
Com preços acessíveis, os moveis da Exclusive Planejados podem ser pagos no cheque ou cartão, tudo parcelado. “Desde a casa simples a sofisticada, podem ter móveis planejados. Há uma estética diferenciada e padrão individual. Tendo cuidado, a durabilidade é grande e sua preservação consiste na limpeza com pano úmido e detergente”, finaliza. A Exclusive Planejados fica na Rua Luiz Carlos Zanni, 33. O telefone de contato é o 32587926.

Após interdição da serra fita no Frigorífico Rainha da Paz, pelo Ministério Público do Trabalho, empresa se readequa para obedecer a NR12. (Publicado em 2014 no Jornal Nossa Terra sw Ibiporã)


             
No inicio de fevereiro, em 2014, foi interditado no Frigorífico Rainha da Paz, a máquina serra fita, equipamento usado no corte de ossos. Segundo o gerente do indústria, Saulo Malaguido Clímaco, foi determinado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), para o equipamento voltar a funcionar, a aplicação da Norma Regulamentadora 12, ou NR 12, que incide sobre a Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. “A aplicação da NR 12 se deu pela identificação de riscos na serra fita e o MPT solicitou a readequação para a normalização das atividades. Para obedecer aos itens de segurança, instalamos sensores que indicam a operação e desligamento automático em caso de manutenção. Apenas esperamos o prazo do MPT, para a liberação dos equipamentos”, afirma.
            Saulo Clímaco, que também é médico veterinário, cita que o Rainha da Paz é focado no abate de suínos e possui abertura no mercado exterior, vendendo seus produtos para a Ásia, África, Europa e Américas. Com cerca de 550 funcionários, o frigorífico possui o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), com três técnicos em segurança do trabalho, médico e engenheiro do trabalho. Outro ponto positivo é o fornecimento de uniformes, refeições, cesta básica e transporte próprio, que se desloca, além de Ibiporã, para Jataizinho, Uraí e São Sebastião da Amoreira. “A Rainha da Paz obedece às orientações do MPT e tem um compromisso com Ibiporã, ao gerar mais de 550 empregos. Com potencial para crescimento da empresa e dos postos de trabalho, a linha de produção abate de 1800 a 2000 suínos diariamente, algo que esperamos aumentar”, finaliza o gerente.

Doutor Gilberto Martin recebe Comenda Grão de Café.


O Doutor Gilberto Martin, recebeu em Cambé, em 2014, a mais alta honraria de Cambé: a Comenda Grão de Café, equivalente ao Título de Cidadão Honorário. Participaram da solenidade a comunidade local, amigos e familiares do deputado, além de autoridades públicas. A iniciativa da homenagem partiu do Presidente da Câmara dos Vereadores, Elizeu Vidotti e teve a aprovação unânime dos demais. A solenidade reuniu cerca de 200 pessoas.
A vida pública de Gilberto Martin está intimamente ligada à história politica de Cambé. Recém-formado da Faculdade de Medicina da FUEL (Fundação Universidade Estadual de Londrina), ele assumiu o Departamento de Saúde e Bem Estar Social de Cambé, substituindo o médico Milton Laprega, que se afastou para concluir o mestrado.
Ao assumir a Secretaria de Saúde, com uma equipe jovem e aguerrida, promoveu grandes transformações no sistema de saúde, ao envolver a população em ações coletivas para solucionar problemas comuns. Não é equivocado dizer que por Cambé, o SUS de hoje deu seus primeiros passos.
Graças a seu trabalho, Gilberto Martin foi eleito prefeito de Cambé, mostrando o reconhecimento da cidade ao seu empenho na área da saúde, o respeito à coisa pública, a ética e o carinho pelas pessoas.
Como prefeito, ele teve um trabalho exemplar e toda sua história em Cambé o credencia a receber essa honraria.

“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”


Estimado (a) leitor (a), é pertinente uma breve reflexão sobre a pessoa e a missão que Maria desempenhou na Obra da Salvação realizada por Jesus. Sobre a pessoa da Virgem Maria, ninguém melhor que a própria Sagrada Escritura a nos dizer. Conforme o Evangelho de Mateus: Maria é a MÃE de Jesus, uma jovem comprometida em casamento com José, que, por ação do Espírito Santo, recebe o Salvador em seu bendito ventre (cf. Mt 1, 18).
Já o Evangelista Lucas, nos versículos 26 a 38 do capítulo 1, emoldura de modo estupendo o cenário da Anunciação quando relata: No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse: “Alegra-te, cheia de graça o Senhor está contigo!” Ela ficou intrigada com essa palavra e pôs-se a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, porém, acrescentou: “Não temas, Maria! Encontraste graça junto de Deus. Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho, e tu o chamarás com o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará na casa de Jacó para sempre, e o seu reinado não terá fim.” Maria, porém, disse ao anjo: “Como é que vai ser isso, se eu não conheço homem algum?”  O anjo lhe respondeu: “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice, e este é o sexto mês para aquela que chamavam de estéril. Para Deus, com efeito, nada é impossível.” Disse, então, Maria: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo a deixou.

No respeitante à MISSÃO da Bem Aventurada Virgem Maria, não há como negar que ela, além de nos presentear com o SALVADOR, também indica claramente que Ele é nossa única e definitiva salvação.
Para confirmar a conclusão do parágrafo anterior, basta visitar o Evangelho de João no belíssimo episódio das bodas de Caná, que assim descreve a nobreza e confiança de nossa querida Mãe. Eis a maneira singela e desconcertante como este cenário é descrito pelo Evangelista João nos versículos 1 a 5 do capítulo 2 de seu Evangelho: No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galiléia e a mãe de Jesus estava lá. Jesus foi convidado para o casamento e seus discípulos também. Ora, não havia mais vinho, pois o vinho do casamento tinha-se acabado. Então a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Respondeu-lhe Jesus: “Que queres de mim, mulher? Minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos serventes: “Fazei tudo o que ele vos disser”.

Evidenciado está, portanto, que a Bem Aventurada Virgem Maria tem plena consciência que a missão dela jamais é ocupar o lugar de Deus, mas sim conduzir a humanidade ao SALVADOR.
Por isso, todo católico que se preza, também sabe que, em se tratando da Virgem Maria, endereçamos a ela nosso respeito, nosso carinho e nossa gratidão por ela generosamente ter dito SIM ao querer de Deus em sua vida (cf. Lc 1, 38). Respeito esse que nada tem a ver com adoração, pois somente Deus é digno de todo louvor e adoração. Inclusive a Bem Aventurada Virgem Maria tem plena consciência e afirma que ela é a “serva do Senhor” (cf. Lc 1, 38).
Voltando a contemplar o cenário do casamento em Caná (cf. Jo2, 1-12), tenhamos plena e certeira convicção que, onde a Bem Aventurada Virgem Maria está presente, tudo acontece conforme o querer de Deus. Assim sendo, confiemos nossa vida e nosso agir a tão abençoada MÃE, certos de que “Maria é o caminho mais seguro ao coração de seu Bendito Filho, nosso único Salvador”.
Faço questão de concluir este pálido esboço sobre a pessoa e a missão da Bem Aventurada Virgem com uma belíssima oração dirigida à Maria que a Tradição da Igreja nos reservou: À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita!

Meu abraço e minha benção a todos!

Pe. José Antônio P. Campos