sábado, 7 de abril de 2012

Coleta Seletiva

Coleta seletiva: Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de plástico é a separação e coleta seletiva do Plástico. Nas empresas, condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de plástico. Esta é uma atitude extremamente positiva e ecologicamente correta.
Reciclagem de embalagens PET (politereftalato de etileno): Nas últimas décadas as indústrias, principalmente de bebidas e alimentos, estão substituindo as embalagens de vidro e latas pelas de plástico PET. Por serem mais resistentes e econômicas, o PET já está presente nas embalagens de sucos, águas, óleos e refrigerantes. Quando começou a ser usado, o PET não era reciclado e seu descarte na natureza provocava muita sujeira e poluição ambiental. Atualmente, a reciclagem de PET é praticada em larga escala por cooperativas e empresas de reciclagem. O processo de reciclagem do PET passa pelas seguintes etapas: 1º) As embalagens PET são lavadas e passam por um processo de prensagem; 2º) Os fardos de PET são triturados, gerando os flocos; 3º) Os flocos passam por um processo de extrusão, gerando os grãos; 4º) Os grãos são transformados em fios de poliéster ou outros produtos plásticos.
Tipos de plásticos recicláveis - Garrafas PET, Potes Plásticos diversos, Tampas de embalagens, Sacos plásticos diversos, Canos de pvc, Para-choques de carros, Copos descartáveis, Plásticos de brinquedos, Embalagens de produtos de limpeza.
O metal é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia-a-dia. Encontramos embalagens de metais, fios e outros produtos metálicos em diversos produtos. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do metal reciclado.O metal reciclado tem praticamente todas as características do metal comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas características e qualidade. O alumínio, por exemplo, pode ser usado sem limites. O aço após ser reciclado volta para a cadeia produtiva para ser transformado em latas e peças automotivas, por exemplo.
Importância: A reciclagem do metal é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o metal ou compramos metal reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). Não podemos esquecer também, que a reciclagem de metal gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de metal e outros materiais reciclados. O metal tem um alto valor para a reciclagem.

Coleta seletiva: Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de metal é a separação e coleta seletiva do metal. Nas empresas, residências e outros locais existem espaços destinados ao descarte de metal.
Separação no processo de reciclagem: Na primeira fase do processo de reciclagem de metal, os mesmos são separados por tipos e características. Desta forma, alumínio, cobre, aço e ferro passam por processos de reciclagem diferentes.
Tipos de metais recicláveis: Latas de alumínio (refrigerante, cerveja, etc) e aço (latas de sardinha, molhos, óleo, etc); Arames, pregos, parafusos; Fios de metal; Tampas de metal; Tubos de pasta; Panelas sem cabo; Arames, Chapas de metal, Objetos de alumínio (janelas, portas, portões, etc), Fios e objetos de cobre; Ferragens; Canos de metal, Molduras de quadros, Tampinhas de garrafa, Tampas metálicas de potes de iogurtes, margarinas, queijos, etc, Papel alumínio
Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.
No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.
Pilhas e baterias também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.
Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.
A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Reciclagem

A Reciclagem: Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
Importância e vantangens da reciclagem: A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil. Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.

Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
Exemplos de Produtos Recicláveis: Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro. Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel. Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio. Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado.
O papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano. Quando não está sendo mais utilizado, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do papel reciclado.O papel reciclado tem praticamente todas as características do papel comum, porém sua cor pode variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem.
Importância: A reciclagem do papel é de extrema importância para o meio ambiente. Como sabemos, o papel é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores. Quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois árvores deixaram de ser cortadas. Não podemos esquecer também, que a reciclagem de papel gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de papel.

Coleta: Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de papel é a separação e coleta seletiva do papel. Nas empresas, condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de papel.
Tipos de papéis recicláveis: Tipos de papel que podem ser reciclados: papel sulfite, papelão, caixas de embalagens de produtos, papel de presente, folhas de caderno, entre outros.

Como fazer papel reciclado em casa (reciclagem caseira): 1º - Separe o papel que não está mais sendo utilizado, recorte em pequenos pedaços e coloque num recipiente com água. Deixe assim durante um dia completo. 2º - Pegue este papel molhado e bata num liquidificador ou mexa bastante até dissolver e virar uma espécie de massa.
3º - Coloque esse massa espalhada (no formato fino) numa espécie de rede fina e cubra com um peso que terá a função de prensar. 4º - Depois de 24 horas, retire o peso e deixe o papel secar, de preferência em ambiente seco ou ao sol.

Plastico: O plástico é um dos produtos mais utilizados na sociedade atual. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do plástico reciclado.O plástico reciclado tem praticamente todas as características do plástico comum.
Importância: A reciclagem do plástico é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o plástico ou compramos plástico reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza, poluindo rios, lagos, solo e matas. Não podemos esquecer também, que a reciclagem de plástico gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em empresas e cooperativas de catadores e recicladores de materiais reciclados.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Nosso equilíbrio psíquico depende de nosso ajuste ao meio. E esse ajuste depende de nossa comunicação com o próximo.

O homem é um animal gregário. Suas greis são a família, a sociedade, o ambiente de trabalho. Relações Humanas é a ciência que estuda a convivência, nosso ajustamento dos diversos setores: o familiar (pais, filhos, irmãos, avós e outros parentes), o do trabalho (os chefes, os subalternos, os companheiros), o social (os amigos, conhecidos, relações diversas, grupos diversos). Saber conviver é uma arte que está inserida no contexto da Arte de Viver.
Relações Humanas é uma ciência nova num mundo velho. Velho como o tempo. Data, certamente, daquele dia em que Adão, Eva e a Serpente, formando o primeiro grupo, concordaram em torno do primeiro pecado. Depois, expulsos que foram do Paraíso, saíram por ali brigando - o primeiro conflito: "Foi você o culpado!" "Eu não, foi você..." Mas acabaram se ajustando - o primeiro armistício - pela necessidade que tinham um do outro.

Somos por índole egoístas, e Relações Humanas é, pois, um guia de comportamento que nos ensina a compreensão, o respeito, a participação, a atenção e o reconhecimento da dignidade humana. Nosso equilíbrio psíquico depende de nosso ajuste ao meio. E esse ajuste depende de nossa comunicação com o próximo. Carecemos do próximo, mas, como o próximo incomoda, gera-se o conflito - desejo de independência versus necessidade de agrupar-se.

"Há sempre um conflito entre o desejo do indivíduo de atuar livremente, sem levar os outros em conta, e a necessidade que ele reconhece de levar os outros em consideração. Uma comunidade seria impossível se cada um fizesse o que lhe apetece." - assim falou Ernest Jones, e isto bem confirma a sentença de que os nossos direitos terminam onde os dos outros começam.

As ciências das Relações Humanas estudam a convivência, a comunicação, este fluido magnético que aproxima as pessoas. É a ponte que liga um indivíduo a outro, um indivíduo a grupos, e os grupos entre si. As dificuldades na comunicação estão nos desajustes, nas divergências individuais, econômicas, sociais, políticas, religiosas, filosóficas, educacionais, etc. - que tornam, tantas vezes, desumanas as relações humanas.

Quem somos nós? Que é gente? Gente é um bolo, cujos ingredientes são: defeitos, qualidades, erros, acertos, fraquezas, boas intenções, etc. Variam as doses, mas todos temos esta mistura em nossa estrutura anímica. Herdados ou inoculados, formam a argila de que somos feitos.

As relações humanas são problemas ao longo de toda a vida, dada a diversidade de temperamentos dos indivíduos. Basta-nos pensar que cada um de nós é único, e não há dois indivíduos idênticos. Somos como as impressões digitais: todas parecidas, mas não iguais. Essa divergência de características morais, intelectuais, temperamentais, entre outras, cria barreiras entre indivíduos, mesmo quando se gostam, se simpatizam, se estimam.

Mas, onde houver respeito mútuo, haverá boas relações. Traçar uma linha divisória entre o que me devem e o que eu devo.

Na velhice, como em outra idade qualquer, existem problemas nas áreas de comunicação, de relacionamentos. Estes se agravam pela incompreensão, hostilidade, medo e revolta com que as pessoas adultas, os jovens e os próprios velhos encaram o envelhecimento. O fato é que, quando se vencem essas barreiras, e muitas são as pessoas que o conseguem, os grupos de relações e amizades, na família e fora dela, que não se impõem uma discriminação de idades, atam laços de profundo afeto, onde a interação se afirma entre pessoas de 8 a 80 anos.

É comum que isto aconteça nas sociedades e clubes de poetas, músicos, escritores e outras tantas atividades, artísticas ou não, nas quais um interesse comum é o núcleo em torno do qual todos se reúnem. Algumas sociedades culturais a que pertenço são exemplos frisantes dessa comunicação sem barreiras. Afinal a obra artística ou científica não se apresenta com rugas e pelancas.

No grupo familiar, o velho que não se deixa envenenar por sentimentos negativos de raiva, medo, revolta, intolerância, etc., mas, ao contrário, procure comunicar-se à sua volta, compreendendo e se fazendo compreender, pode marchar na vida galhardamente, até a mais avançada idade, sendo sempre querido e indispensável. E é assim que tantas pessoas de idade se sentem felizes, gozando a consideração e o carinho de seus descendentes. Não pela idade, mas apesar da idade, porque souberam preservar sua estima, porque sempre os respeitaram como pessoas, compreendendo seus direitos e aceitando seu modo de ser. "Os velhos morigerados, e tratáveis e humanos, carregam uma velhice tolerável; o caráter difícil e o amor rabugento são molestos em toda idade." - assim falou Cícero, o filósofo romano, o maior orador de sua época.

São as pessoas desprendidas de si que têm velhice exemplar. As outras, as egocentristas, as egoístas, têm, na medida de suas vaidades, a revolta, a inconformação que as faz exclamar: "Como é que pode? Eu também envelhecendo?" E essa concentração em sua aparência que o tempo altera, há de fazê-las infelizes, e por sua vez elas farão infelizes os que as cercam.

A característica mais importante que determina a personalidade normal é sua capacidade de adaptação ao meio e ajuste nas relações humanas. Também o grau de inteligência se mede pela melhor adaptação e aceitação das situações na vida.

Na 15ª Legislatura, Vereadores Mirins são o exemplo da cidadania e que participação politica é direito de todos.

A Câmara dos Vereadores Mirins, atualmente na 15ª legislatura e com inicio dos trabalhos previstos para fevereiro, é um projeto que cria valores cívicos e morais aos estudantes, estimula o senso crítico, o debate sobre o que deve ser melhorado na cidade e encaminha propostas relativas à educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente e outros de interesse geral. O projeto tornou-se um exemplo sem igual em todo o Brasil e são diversos os estudantes, em Ibiporã, que postulam a função. A última eleição, realizada em novembro, nomeou para o mandato de um ano (sem direito à reeleição), estudantes de escolas públicas e particulares da cidade, matriculados na 7ª e 8ª série do Ensino Médio. De caráter pedagógico, o projeto visa à cidadania, traz a situação da Câmara para os jovens e é um dos mais antigos do Paraná, surgindo em junho de 1997, através da Resolução 01/97, de autoria do vereador João Toledo Coloniezi e da atual secretaria do Trabalho e Emprego, Lourdes Narciso, na época vereadora. A Câmara dos Vereadores Mirins representa um intercâmbio e visa à educação, amplia horizontes e propicia o envolvimento da comunidade, possibilitando a todos conhecerem como funciona uma das esferas do poder. Segundo o vereador João Colonieze, o projeto funciona da seguinte maneira: após a discussão dos temas, a pauta vira Projeto de Lei, encaminhado a Câmara dos Vereadores, para apreciação e, a iniciativa é de grande importância para a administração pública ao buscar resoluções através da representatividade, participação e sensibilidade dos vereadores-mirins.

Veja os novos Vereadores Mirins e as escolas que representam:

Titulares: Heloisy Aparecida Silvino Paviotti, do Colégio Antônio Iglésias; Ariane Suelen Caetano Hespanhol, da Escola Basílio de Lucca; Leonardo Pelisson de Souza, da Educativa Curso e Colégio; Amanda Aliano, do Colégio Integrado Sônia Marcondes; Caroline Zapelini, do Colégio Jardim San Rafael; Paula Haruna Shingo, do Colégio Olavo Bilac; Enzo Gabriel Vercezi, da Escola Santa Marta; Nayra Beatriz Borsato, do Colégio Teothônio Vilela; José Guilherme Aparecido Nunes, da Escola Ulysses Guimarães e; Diego Eduardo Freitas Godoy, da Unidade Polo.

Suplentes: Marcelo Galdino da Silva Júnior, do Colégio Antônio Iglésias; Wesley Cordeiro dos Santos, da Escola Basílio de Lucca; Bruno Lourenço dos Santos, Educativa Curso e Colégio; Natalia Neves Moreira, Colégio Integrado Sônia Marcondes; Carlos Anderson Batista de Souza, Colégio San Rafael; Ricardo Yamasaki Marques Filho, Colégio Olavo Bilac; Bruna Leticia Toledo, Escola Santa Marta; Renata Vilma dos Santos Silva, do Colégio Teothônio Vilela; Ana Paula Oikawa Alves, da Escola Ulysses Guimarães e; Daiane Taísa Dias, da Unidade Polo.

Studio Fish Tattoo traz para Ibiporã a cobertura de tatuagens e os piercings genitais.

Tatuagem é marca pessoal e atinge várias faixas etárias, econômicas e sociais e, demonstra idéias e sentimentos. Em Ibiporã, há um profissional deste ramo que muito se destaca: Jonatha Ribeiro Barboza, de 27 anos. Há oito como tatuador, conquistou espaço e confiança com o Studio Fish Tattoo. Residente há 19 anos em Ibiporã constituiu família junto a Tatiana Carine da Costa, tendo como filho Gabriel da Costa, de cinco anos.

Conforme Jonatha, o tatuador necessita de constante aperfeiçoamento. Por isso, fez cursos de tatuagens, dermo pigmentação, body piercing e henna. “Vivo da arte e exerço a criatividade com o meu trabalho. Muitos me procuram pelo valor cobrado e não pela qualidade oferecida. Optar pelo menor preço aumenta a chance da insatisfação”, ressalta.

Uma das técnicas exclusivas do Studio Fish Tattoo é a cobertura de tatuagens, constituída na sobreposição em desenhos mal feitos, manchas ou cicatrizes. Funciona como uma tatuagem, onde se usa a melhor estética com desenhos exclusivos e também é indicado a quem fez uma tatuagem, se arrependeu e gostaria de tapar ou fazer outra no local. Outra novidade exclusiva do Studio Fish Tattoo, segundo Jonatha, são os piercings genitais, aplicados nos mamilos, glande e lábios vaginais. “É um procedimento mini cirúrgico que requer cuidados especiais. Há muita segurança, pois se estuda anatomia humana, estética corporal e aplica-se a técnicas em modelos. Além disso, explicamos os cuidados pós cirúrgicos, que consistem na assepsia, bandagem local e a proibição de fluidos e relações sexuais durante quatro meses”, finaliza.

Jonatha diz que os interessados ou curiosos, acerca das tatuagens, devem estar cientes da demora, devido haver uma série de cuidados nos procedimentos. Outra dica legal é solicitar o portfólio do tatuador. Ele possui vários e convida a todos para visitar o Studio Fish Tattoo, localizado na Avenida Souza Naves, 82, sala dois, na sobreloja.

Haitianos em Ibiporã

Nos últimos meses, chegou à Ibiporã 24 haitianos que vão trabalhar junto ao Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral. A vinda dos trabalhadores foi devido ao acordo entre o cônsul do Haiti no Brasil, George Antoine e o presidente do sindicato, Marcio Rodrigues dos Santos. De acordo com a entidade, o objetivo é trazer mais 150 trabalhadores nos próximos meses.

Para acomodar os trabalhadores, homens entre 25 e 40 anos, foi providenciada uma moradia gratuita e alimentação subsidiada pelo sindicato. Todos são amparados pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Em Ibiporã, os haitianos estão filiados ao sindicato e vão trabalhar na movimentação de mercadorias para cerca de dez diferentes empresas. Atualmente, mais de cem pessoas prestam o serviço no município e, cada haitiano, receberá R$ 50 pelo dia de trabalho, além do sindicato garantir o pagamento de R$ 1 mil por mês. Uma exigência do sindicato, para empregar os haitianos, é que tenham carteira de trabalho e estejam com a documentação regularizada para a permanência no Brasil.

O Haiti, em 2010, foi arrasado por um terremoto e, nos últimos meses, cerca de quatro mil haitianos entraram no Brasil para fugir da miséria e do caos. Desses, 1,6 mil conseguiram visto de residência humanitária, emitido pelo Ministério do Trabalho. As principais portas de entrada dos haitianos são Brasileia, no Acre, e Tabatinga, no Amazonas.