domingo, 9 de fevereiro de 2020

Em seu 1º mandato, vereador Marcos da Ambulância se destaca na execução de ações voltadas à saúde, educação e infra estrutura (Publicado em janeiro de 2015 no Jornal Nossa Terra de Ibiporã)

A atuação do vereador Marcos da Ambulância se consolida através de propostas e ações sérias, com resultados efetivos. A mais recente foi a nomeação para a vice presidência da Câmara dos Vereadores.                                   
São diversos os trabalhos do vereador nestes dois anos. Onde se pode citar a reforma e ampliação do Posto Eugênio Dal Molin, com investimentos acima de R$1 milhão, sendo parte dos recursos provenientes do Ministério da Saúde. Outra ação foi o pedido de inclusão da cidade na lista de municípios para receber o Programa Mais Médicos do Governo Federal. “A iniciativa visou trazer médicos para amenizar o problema no atendimento à saúde. Nossa proposta é melhorar o serviço, essencial aos mais necessitados”, ressalta.
         Marcos da Ambulância é autor da lei da Lista de Remédios. Ela dispõe sobre a fixação obrigatória da lista de medicamentos disponíveis na Rede Pública de Saúde, em todas as Unidades Básicas de Saúde, Hospitais Públicos e no endereço eletrônico da Prefeitura e da Secretaria de Saúde. A contêm o nome dos medicamentos e sua composição, além de ser colocada em local de fácil acesso. “A iniciativa visa disponibilizar os medicamentos que o Poder Público oferece, democratizando a informação e o acesso”, pontua.                             
Além da saúde, o vereador teve forte atuação junto à melhoria da infra-estrutura. São diversos os protocolos junto ao Poder Executivo. Entre eles a instalação de pontos de ônibus no Jardim Afonso Sarábia, sendo a solicitação motivada pela procura dos munícipes junto a seu gabinete. Ele também pediu o alargamento da passagem que liga o Jardim Éden, Beltrão e Marajoara. “Foi uma reivindicação dos moradores, devido o trânsito ser prejudicado por conta do pouco espaço”, relata.
            Outra lei de sua autoria é a 2591/13, que cria e organiza a Política da Juventude; institui a Conferência da Juventude e; cria o Conselho da Juventude. A lei se baseia num olhar voltado ao segmento, que carece de espaços para debater. “A política da juventude se norteia por alguns princípios: inclusão e participação por meio de representação dos setores e segmentos da juventude; respeito à cultura, às diferenças, às opções sexuais, religiosa e partidária; liberdade de pensamento e palavras, respeitada a integridade e a honra dos demais indivíduos; entre outros”, destaca o vereador.

            É também de sua autoria, em parceria com setores culturais, a organização do Simpósio Afro Brasileiro (Afrorã), que comemorou o Dia da Consciência Negra e expôs questões como violência, liberdade de expressão cultural e religião. O Afrorã, realizado no Colégio Olavo Bilac, foi um sucesso de público e debateu questões pertinentes relacionadas ao negro, além da exposição de trabalhos pedagógicos, artísticos, roupas africanas e afro-brasileiras, oficinas pedagógicas, danças afro, capoeira, ritmos de tambores e máscaras africanas de cerâmica. 
                                                                                           
Com tantas ações, Marcos da Ambulância teve o reconhecimento através da “Medalha Tiradentes – Colar de Ouro”, uma homenagem outorgada pelo Instituto Tiradentes a políticos que obtiveram aprovação em pesquisa de opinião pública e que possuam ilibada idoneidade moral e relevantes serviços prestados em prol da comunidade. A pesquisa apontou o vereador como um dos mais atuantes no município. 

Nenhum comentário: