Páginas

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Com três meses de funcionamento UPA faz cerca de 120 atendimentos por dia. (Publicado em fevereiro de 2015 no Jornal Nossa Terra de Ibiporã)

Inaugurada em 16 de novembro de 2014, na Rua Souza Naves 1239, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) vem satisfazendo as expectativas. Segundo a diretora da unidade, a enfermeira Shirley Conceição Rezende, o que se observa é uma percepção de resolutividade na saúde pública. “Acolhimento, atendimento técnico e humanizado são diretrizes que norteiam os servidores da unidade. Esta visão tem o retorno imediato em benefício dos pacientes”, declara.
                                                                                                
Uma das vantagens da UPA é que ela desafoga os hospitais e unidades básicas de saúde, por ser um componente a mais do complexo de urgência e emergência, que atende cerca de 120 pacientes por dia. A enfermeira Shirley Rezende salienta que tratamentos, curativos, aplicação de medicações e vacinas, doenças crônicas, consultas eletivas, pré-natal e outras situações, devem ser atendidas nas unidades básicas de saúde.

            E a população, qual é a opinião dela a respeito da UPA?
            
Gisele Matias, professora de 36 anos e moradora do Terra Bonita, diz que a UPA é essencial para a saúde pública e que ela desafoga postos de saúde e hospitais. “O atendimento é bom. Meu filho de 19 anos chegou com dores abdominais. Ele foi colocado na maca, avaliado e medicado. Se não fosse a UPA, estaríamos no hospital aguardando atendimento”, declara.
            
Arlete de Paula Assis, diarista de 58 anos e moradora do Jardim San Rafael, cita que “a UPA é uma benção”. Acompanhando o neto, ela relata que após a implantação da unidade Ibiporã mudou para melhor. “Aqui não falta nada. Está perfeito. A sala de descanso é limpa, arejada e ventilada. O ambiente ajuda na melhoria do paciente”, afirma.
           
Vitor Diego Leite, estudante de 16 anos e morador do Jardim Municipal, diz que a UPA tem resolutividade imediata nos casos. “É a primeira vez que consulto aqui e vim encaminhado do posto se saúde. Em menos de 20 minutos fui atendido. A estrutura de prédio, equipamentos e ambulância são novos. A saúde pública mudou e Ibiporã pode ser vista como antes e depois da UPA”, diz.

            
Irineu Severino, aposentado de 68 anos e morador do Centro, foi atendido duas vezes na UPA, além de ter levado familiares para consultas. “A equipe de médicos e enfermeiros são excelentes. Tive pressão alta e imediatamente fui atendido e medicado. O acolhimento da enfermagem faz a diferença”, finaliza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário