Páginas

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Departamento de Obras de Jataizinho reforma e amplia rede pluvial

Um grande problema de Jataizinho é o escoamento das águas das chuvas, que nos últimos anos causou enchentes e transtornos ao município. No entanto, isto está sendo sanado graças ao empenho da administração municipal e dos servidores do Departamento de Obras, através da reforma e ampliação das galerias e redes pluviais, nas mais diferenciadas regiões da cidade.

Segundo o prefeito Élio Batista, além deste trabalho, está sendo recapeada toda a malha asfáltica, que devido a vazão das chuvas, que não tem por onde fluir deteriora o mesmo, levando-o para dentro dos imóveis. “O município está gastando mais de 230 mil reais com recape. Fizemos um levantamento e onde há asfalto danificado, o mesmo será consertado com recursos oriundos de uma economia feita pela gestão”, afirma.

Atualmente Jataizinho não está 100% coberta com redes pluviais. Num levantamento, constatou-se que ao invés de serem construídas galerias com rede segmentada até os rios, eram apenas colocados um cano no bueiro, não dando continuidade ou não existindo a rede. Por isso, são inúmeras as reclamações de bueiro entupido. Após o levantamento, a próxima etapa será construir a continuidade da rede.

A principio estão sendo executadas as galerias e redes pluviais nos bairros com maiores incidências de alagamento, como a Vila Frederico. “Em diversas ruas estamos colocando tubos e manilhas. A licitação para a compra do material se encerrou e aguardamos a chegada de mais deles para a implantação. O foco é deixar Jataizinho com 100% de rede pluvial”, afirma.

Élio Batista cita que redes e galerias pluviais são obras de infraestrutura urbana que resultam na melhoria da qualidade de vida. No entanto, cabe a população ser consciente e responsável, não jogando lixo nas ruas, esgotos e bueiros. Estes são causadores de enchentes e rompimento de canos. “Jataizinho é 98% coberta pela rede de esgoto. Os 2% estão do outro lado da BR 369 e devido a burocracia, não se permite que passe a rede por baixo dela. As ligações existem e falta a autorização para termos 100% de esgoto tratado”, declara.
            
Para Valdeilson Santos da Luz, vendedor de 34 anos e morador da Vila Frederico, o aumento da rede pluvial é necessário, pois a chuva causa transtornos e prejuízos ao inundarem os imóveis. “Estou mais tranquilo após os trabalhos da prefeitura. A tendência é melhorar o escoamento. A população fica contente ao ver o empenho dos servidores do Departamento de Obras, que dão atenção especial aos bairros”, afirma o morador da Vila Frederico.

Altamir Pavão, diretor do Departamento de Obras, relata que nos locais de implantação e reforma, flui muita água na época das chuvas. “Elas são diferenciais que ajudam na preservação e manutenção do asfalto, já que a água não fica parada, causando infiltrações”, diz.

Apesar de todo o esforço, o diretor do Departamento de Obras lembra que a população pode fazer a sua parte, ao não jogar lixo e entulho nas ruas, materiais que entopem redes e bueiros, prejudicando quem mora nas partes baixas. “Se as garrafas pet foram recicladas, a população deixar a frente do imóvel limpo e ensacar o lixo, muitos problemas serão evitados”, finaliza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário