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domingo, 5 de agosto de 2012

Delegado alega motivos que levaram a retirar imprensa da 10º Sub Divisão Policial (Publicado em 2004 no zine InformAÇÂO)

Há algumas semanas ocorreu um fato em Londrina que gerou muita polemica e discussões, foi a retirada da 10º Sub Divisão Policial, situada na rua Sergipe, de mesas e do telefone, que estavam no térreo e que eram usados pela imprensa a mais de 12 anos. Tal medida foi duramente questionada por vários meios de comunicação e chegou a ser classificado como censura.
 
O informAÇÃO, conseguiu uma entrevista exclusiva com o Delegado Pedro Colaço, que atuava na delegacia de Pato Branco e foi transferido para Londrina, a menos de três meses. Colaço afirmou que tal medida não foi de censura nem de retaliação, mas sim um ato administrativo. Ele argumenta que havia casos em que o boletim de ocorrência (B.0.) era exposto pela imprensa, em forma de reportagens ou matérias, antes mesmo de chegar aos investigadores da Policia Civil.

Colaço afirmou que o ato foi aprovado por 80% da população, pois havia casos em que a imprensa divulga os B.0. sem que houvesse aprovação das vítimas, o que gerava muitos transtornos, como perseguição, confusões e até prejuízos. Colaço cita o caso de uma churrascaria que foi assaltada . Foram veiculadas na imprensa material referente ao local assaltado. Posteriormente, a freguesia do local parou de freqüenta-lo, o que gerou prejuízos aos donos do estabelecimento.

O delegado disse que existem casos em que a imprensa é sensacionalista e não é ética, pois mostra crimes de assassinatos onde os corpos são expostos, o gera um grande transtorno para a família da vítima. Também existe a imprensa sensacionalista, que muitas vezes não é ética, que expõe crimes que muitas vezes estimulam ou ensinam técnicas aos assassinos, ladrões ou golpistas.

Atualmente, 30% dos B.0. tem autorização das vitimas para serem divulgados pela imprensa, pois, como disse Colaço, deve haver idoneidade do Órgão Público.

O delegado chefe fez vários elogios a jornalismo investigativo, que é muito profissional. Citou também que existe a imprensa que trabalha juntamente com a polícia, ajudando a solucionar casos e a encontrar criminosos.

Foi procurada a redação da Folha de Londrina, para saber algo a respeito da decisão de Colaço. Walter Ogama, Chefe de Redação, respondeu ao informAÇÃO que tal fato não prejudicou a redação do jornal, nem muito menos diminuiu a quantidade de trabalho. Ogama, que tem 20 anos de profissão, afirmou que a linha editorial da Folha está mais preocupada em produzir matérias que ajudem na segurança da população, do que reportagens que explorem o sensacionalismo.

A mulher e sua representatividade na política.

As mulheres são maioria na população e a força que ela tem na política brasileira é grande, capaz de fazer transformações significativas e elas têm feito. O engajamento da mulher na vida política do Brasil e do mundo demonstra a capacidade delas no comando de um cargo público. Mesmo com a lei que obriga os partidos a estabelecerem cota mínima de 30% de participação de mulheres candidatas em eleições proporcionais, a participação dela na política ainda é tímida. Faltam incentivos para ela se engajar no cenário político, visto que o Brasil é a 8ª economia do mundo, mas ocupa o 106º lugar no ranking mundial de participação política feminina no parlamento. Esta disparidade deve ser alvo de questionamento por parte de todos os movimentos sociais, partidos e sujeitos, que têm a democracia como princípio indispensável.

Com o direito a votar – o que veio tardio – a mulher conquistaria a cada momento novos setores e na vida política tem contribuído muito para um Brasil melhor. A prova disso são as cidades e capitais que são ou que foram administradas por mulheres competentes e determinadas; sejam como secretárias, vereadoras, prefeitas, deputadas, senadoras, governadoras ou ministras.

Ibiporã figura neste cenário. Com a proximidade das eleições, duas candidatas disputam o cargo de a vice-prefeitura, algo inédito. São chances reais de uma mulher ocupar novamente o segundo cargo mais importante do município. Além das duas candidatas, contamos com duas vereadoras, a vice prefeita e diversas secretárias, como a do Trabalho, Saúde e Educação e 34% dos 117 candidatos a vereador são mulheres.                       

Isso tudo não é inédito e engana-se quem pensa que “nunca antes” as brasileiras se interessaram pela vida pública. A luta de nossas avós por representação vem de longa data. Foi um difícil processo, e muitas de suas reivindicações, hoje centenárias, ainda não foram atendidas. Apesar das dificuldades, elas adquiriram o direito ao voto, abraçaram a formação profissional tal quais os homens e hoje caminham lado a lado. Usam sua dureza sem jamais perder a doçura para comandar municípios, estados e nações pelo mundo

A
mulher precisa de mais espaço na política para ressaltar seu potencial na sociedade. Só assim será capaz de termos uma sociedade justa e igualitária. A mulher tem determinação e não deixa se abater com obstáculos que o dia a dia impõe, são mulheres assim, de fibra, coragem, vontade, sonhos, esperanças e capacidade para lutar por uma sociedade onde todos tenham oportunidades iguais e com históricos de perseverança. Além disso, a
participação da mulher na política é indispensável, pois elas são mais sensíveis em relação às questões sociais e tem o poder de humanizar.

SAMAE capacita vigias e servidores que trabalham em espaços confinados

Nos dias 09, 16 e 23 de Junho foi realizado pelo SAMAE a capacitação para vigias e servidores que trabalham em espaços confinados conforme norma NR33. O curso foi promovido pela CPAS - Comissão de Prevenção de Acidentes do SAMAE - juntamente com a DGSO - Divisão de Gestão e Saúde Ocupacional - da Prefeitura sendo dividido em duas partes: uma teórica na Sede do SAMAE e outra prática na Estação de Tratamento de Água e na Estação de Captação do Aquífero Guarani.
 
O treinamento teve uma carga horária de 24 horas e foi ministrado pelos instrutores e Técnicos de Segurança do Trabalho Valdeir Amaral Sampaio e Carlos da Silva para um público de 24 servidores, sendo 21 do SAMAE e 03 da Prefeitura. Segundo o Presidente da CPAS, Élcio José Keller, o curso teve o objetivo de orientar os servidores do SAMAE e da Prefeitura sobre a prevenção dos riscos de acidentes nestes ambientes de trabalho confinados assim como garantir os direitos dos trabalhadores à informação.

Gabinete de Gestão Integrada discute melhorias para a segurança pública.

Em recente reunião, o Gabinete de Gestão Integrada discutiu ações e medidas a serem implantadas a fim de melhorar a segurança pública. Entre os destaques está a instalação de câmeras de vídeo vigilância e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, desempenhado pela PM nas escolas, em parceria com a Prefeitura. "O GGI-M foi criado com o objetivo reunir as autoridades para buscar formas e ações de melhorar a segurança", explicou o secretário da Defesa Civil e do GGI-M, José Laurindo Petri. “Compete ao gabinete a deliberação de estratégias de prevenção da violência, analisar informações provindas das instituições de segurança pública e coordenar na cidade as ações do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal”, complementou. 

Além da criação do GGI-M, há outras duas ações do Pronasci em Ibiporã: o PROTEJO (Programa de Inserção Profissional de Jovens em Situação de Vulnerabilidade) e a instalação das Câmeras de Vigilância nos pontos de maior circulação de pessoas e veículos, como nas Avenidas Paraná, Santos Dumont, Souza Naves e a Praça Pio XII. O GGI-M é composto pela Prefeitura, Conselho Comunitário de Segurança, Polícia Militar e Civil, Promotoria Pública, OAB, associações de classe e sindicatos e o presidente é o prefeito José Maria.

Petri cita que na última reunião foi lida uma carta dirigida ao governador e ao secretário de segurança reivindicando melhorias para a Polícia Civil e Militar. O pedido direcionado ao Governo é que haja mais viaturas e equipamentos eletrônicos à disposição dos policiais para prevenirem crimes. Em relação a instalação de vídeo monitoramento pela cidade, Petri lembra que funcionará como o sistema de internet gratuita, só que, no lugar de aparelhos para captar sinais de rede, haverá câmeras no postes, com o objetivo de facilitar a fiscalização policial e aumentar a segurança.

Palestra "Motivação e Equilíbrio Pessoal e Profissional" será dia 17 de agosto e tem 500 vagas.

A Administração Municipal, através da Secretaria do Trabalho e da Coordenadoria de Qualificação Profissional, realizará em 17 de agosto, das 18h30 às 22h30, a palestra "Motivação e equilíbrio pessoal e profissional". O executor é o SENAI e a palestra será no Teatro Pe. José Zanelli. Informações na Secretaria do Trabalho, na Av. Dom Pedro II, 294, no 3178-0223, 3178-0224.

Sem filas e mais conforto, Central de Abastecimento Farmacêutico em nova sede.

Os usuários que retiravam medicamentos controlados e de programas de saúde na antiga Farmácia do Centro de Saúde Municipal agora têm um espaço próprio, sem filas e que oferece mais conforto. É a Central de Abastecimento Farmacêutico de Ibiporã, que está atendendo o público na Rua 19 de Dezembro, 1.300, com instalações amplas e atendimento com senha para as pessoas aguardarem sentadas.                                            

O espaço conta com assistentes sociais da área da saúde, que atendem os usuários que necessitam de medicamentos que não integram a lista oficial oferecida pelo Município como psicotrópicos e dos programas de Tabagismo, Insulina, Hanseníase, Tuberculose, Paraná Sem Dor, Talidomida, Leishmaniose e Cloroquinina.                           

Aos cidadãos que retiram medicamentos da atenção básica - hipertensão, diabetes e antibióticos - nada mudou. Eles continuam retirando-os no posto central ou nas UBSs dos bairros.

Candidatos a prefeito divulgam planos de governo na internet

Os candidatos a prefeito já disponibilizaram seus planos de governo na internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral. Os documentos têm tamanhos variados, de 01 a 19 páginas e os planos de governo servem para os eleitores conhecerem as propostas dos candidatos e avaliar se o proposto é compatível com a função.                             
O plano de Diogo Fenti contém três diretrizes de trabalho: Planejamento, Economia e Qualidade e os princípios da coligação que o apoia, a Ibiporã Pode Mais, também são três: Ética na Política, Respeito aos Cidadãos e Controle Orçamentário. Há propostas nas áreas de administração, agricultura e agroindústrias, assistência social, cultura, desenvolvimento econômico e integração, educação, habitação e outras. Também consta no documento uma explicação sobre projetos de incentivo ao esporte, como o Programa de Atendimento Sócio Esportivo (PASE).
Já o candidato José Maria Ferreira expõe quatro eixos de desenvolvimento: Gestão democrática, participativa e de valorização aos servidores municipais; Desenvolvimento econômico; Desenvolvimento urbano; e Desenvolvimento social. A coligação Ibiporã – Paz e Trabalho, entre outros temas, também debate o planejamento participativo de cidadãos, a inovação tecnológica, o transporte público e o incentivo a práticas esportivas por meio de um “programa de atenção integrada que inclua educação, saúde, alimentação e moradia”.
Por fim, Antonholi expõe propostas em três áreas: educação, saúde e esporte e juventude. Entre as propostas, estão a capacitação de professores e a reestruturação das escolas municipais, a ampliação das UBS e o aumento da frequência de eventos esportivos. O peerredebista, da coligação Ibiporã, um Novo Caminho propõe a criação de uma secretaria da juventude, que atuará “em parceria com universidades, instituições filantrópicas e escolas municipais”.

Homens são maioria na disputa pelas cadeiras na Câmara dos Vereadores

Dados do Tribunal Superior Eleitoral confirmam que a maioria dos candidatos a vereador em Ibiporã são do sexo masculino. Eles também confirmam que pouco mais de 25% dos 117 candidatos, o que equivale a 31 candidatos, apenas leem e escrevem, sendo que a maioria trabalha no comércio (15%) e têm entre 45 e 59 anos. Em relação a escolaridade, 24% dos candidatos têm curso superior, o que equivale a 30 pessoas. Pouco mais de 18%, 23 candidatos, completaram o Ensino Médio, enquanto 13% têm o Ensino Fundamental incompleto (17 candidatos). Completam a lista dez candidatos com Ensino Superior incompleto (8%), oito candidatos que têm Ensino Fundamental completo (6%) e quatro que não terminaram o Ensino Médio (3%). Quanto à idade, 28 candidatos, pouco mais de 22%, têm entre 35 e 44, enquanto 20% têm entre 25 e 34 anos. Quase 9% têm entre 60 e 69 anos, e mais de 2% (três candidatos) estão com idade entre 70 e 79 anos. Apenas um candidato tem entre 21 e 24 anos. No quadro do sexo, 65% são homens e as mulheres são 34% dos concorrentes.

Conselho de Pastores lança manifesto político a candidatos

O Conselho de Pastores de Ibiporã reuniu-se no último dia 14, na Igreja Assembleia de Deus, para lançar aos concorrentes das eleições municipais o manifesto político pedindo responsabilidade e compromisso aos candidatos e igrejas filiadas.
O encontro não teve conotação eleitoral e partidária e o objetivo do manifesto, segundo o Conselho, vem numa época “decisiva”, quando o papel da igreja evangélica na sociedade é expressivo na formação de opinião, além de motivarem e ajudarem a despertar nos fiéis a consciência política e a se posicionar a respeito da política. O manifesto foi entregue e discutido entre pastores, candidatos e vereadores que representam igrejas evangélicas na disputa eleitoral.

Gastos de campanhas a prefeito pode chegar a R$1,7 milhão em Ibiporã

Conforme o TSE, a campanha para prefeito em Ibiporã pode alcançar a cifra de R$1,7 milhão. Os valores publicados no site do Tribunal foram declarados pelos partidos políticos e o maior investimento (R$990 mil) fica por conta do candidato a reeleição José Maria Ferreira. Diogo Fenti pretende gastar R$500 mil e Antônio Antonholi confirmou o valor de R$200 mil. O Tribunal também recebeu a declaração de bens dos candidatos. Antonholi declarou R$1,2 milhão. José Maria R$980 mil e Fenti não declarou bens à Justiça. Entre os candidatos a Câmara de Vereadores, os gastos foram divididos por coligação. As coligações PMDB e PV, PT / PSC / PHS e PDT / PSB / PR podem injetar até R$40 mil na corrida eleitoral. Com teto de R$30 mil estão as campanhas das coligações PP/PRP (União Progressista), PPS / PTB e PSDB / PSD / DEM. A coligação dos partidos PRB / PSL / PSDC / PTC (Ibiporã, um Novo Caminho) pode gastar até R$25 mil.

Comarca de Jataizinho é transferida para Ibiporã.

A Assembleia Legislativa aprovou a transferência da comarca de Jataizinho, antes em Urrai, para Ibiporã. A proposta foi elaborada pelo Tribunal de Justiça do Paraná e a desvinculação visa melhorar a prestação jurisdicional a Jataizinho. A medida beneficia quase 30 mil habitantes de Urrai, integrante da 26ª Seção Judiciária, que abrange Jataizinho, Rancho Alegre e Urrai. Com a transferência, a comarca, que possui 8.151 processos em trâmite, terá desvinculação e melhorará o atendimento à população devido a diminuição do número de processos. Com a mudança, a população de Jataizinho terá acesso rápido à justiça devido não ter mais a necessidade de percorrer 10 quilômetros a mais e não ter que pagar pedágio. Outro fator é a existência de apenas um horário de ônibus ligando os dois municípios, separados pela segunda praça de pedágio mais cara do Paraná.

Professor Pauletti defende criação da Guarda Municipal

Na ultima sessão da Câmara dos Vereadores (4), o Professor Pauletti defendeu a criação da Guarda Municipal e solicitou urgência na instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos para coibir a prática de crimes e colaborar na elucidação dos delitos. A ideia é decorrente da preocupação com a segurança pública, além do mesmo ser cobrado pela população e comerciantes acerca de soluções para melhorar a segurança local. Pauletti lembra que na última semana houve uma onda de assaltos a comerciantes na região da Câmara e que é preciso uma reunião com o executivo, moradores e a Associação Comercial e Empresarial em busca de resultados. “Em 2010, Londrina e Arapongas criaram suas Guardas Municipais. É viável, para Ibiporã, a contratação de 20 guardas municipais e neste primeiro momento não precisariam trabalhar armados, além de duas a três viaturas circulando e mostrando que estamos de olho nos bandidos. É preciso buscar alternativas, instalar câmeras de segurança em pontos estratégicos e fazer estudos da viabilidade da Guarda Municipal. Enfim, debater alternativas porque o Estado não tem feito à parte dele. A insegurança presente em governos anteriores continua no atual”, enfatizou o vereador.

O que a Justiça Eleitoral permite ou não nas eleições municipais de 2012?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entidade que dispõe sobre as regras ligadas à propaganda eleitoral e condutas ilícitas em campanhas eleitorais, já divulgou as normas e condutas para as eleições de 2012. Segundo o TSE, a propaganda eleitoral é permitida a partir de 6 de julho de 2012 e ao postulante a candidatura a cargo eletivo, é permitida a realização, na quinzena anterior à escolha pelo partido político, de propaganda com vista à indicação de seu nome, inclusive mediante a fixação de faixas e cartazes em local próximo da convenção, com mensagem aos convencionais vedados o uso de rádio, televisão e outdoor. Esta propaganda deverá ser imediatamente retirada após a respectiva convenção.         

A partir de 1º de julho, não será veiculada a propaganda partidária gratuita, nem será permitido qualquer tipo de propaganda política paga no rádio e na televisão. A violação do disposto sujeitará o responsável pela divulgação da propaganda e o beneficiário, quando comprovado o seu prévio conhecimento, à multa no valor de cinco mil a vinte mil reais ou equivalentes ao custo da propaganda, se este for maior.
 
Não será considerada propaganda eleitoral antecipada à participação de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na internet, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, desde que não haja pedido de votos, observado pelas emissoras de rádio e de televisão o dever de conferir tratamento isonômico; realização de encontros, seminários ou congressos, em ambiente fechado e a expensas dos partidos políticos, para tratar da organização dos processos eleitorais, planos de governos ou alianças partidárias visando às eleições; realização de prévias partidárias e sua divulgação pelos instrumentos de comunicação intrapartidária; ou a divulgação de atos de parlamentares e debates legislativos, desde que não se mencione a possível candidatura, ou se faça pedido de votos ou de apoio eleitoral.

Quanto à propaganda na internet, ela é permitida após o dia 5 de julho e poderá ser realizada nas seguintes formas: em sítio do candidato, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de serviço de internet estabelecido no País; em sítio do partido ou da coligação, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de serviço de internet estabelecido no País; por meio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação; por meio de blogs, redes sociais, sítios de mensagens instantâneas e assemelhados, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligações ou de iniciativa de qualquer pessoa natural.

Na internet, é vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga. Além disso, é proibida, mesmo que gratuitamente, a veiculação de propaganda eleitoral na internet, em sítios de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos; oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da Administração Pública direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A violação sujeita o responsável pela divulgação da propaganda e, quando comprovado seu prévio conhecimento, o beneficiário à multa no valor de cinco mil a trinta mil reais. 

Ainda sobre a internet, é livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato durante a campanha eleitoral, assegurado o direito de resposta e também por outros meios de comunicação interpessoal mediante mensagem eletrônica. A violação desta lei sujeitará o responsável pela divulgação da propaganda e, quando comprovado seu prévio conhecimento, o beneficiário à multa no valor de cinco mil a trinta mil reais.

Fica vedado a utilização, doação ou cessão de cadastro eletrônico de clientes, em favor de candidatos, partidos ou coligações e a venda de cadastro de endereços eletrônicos. As mensagens eletrônicas enviadas por candidato, partido ou coligação, por qualquer meio, deverão dispor de mecanismo que permita seu descadastramento pelo destinatário, obrigado o remetente a providenciá-lo no prazo de 48 horas.

É importante citar que para o Tribunal Superior Eleitoral, entende-se como ato de propaganda eleitoral aquele que leva ao conhecimento geral, ainda que de forma dissimulada, a candidatura, mesmo que apenas postulada, a ação política que se pretende desenvolver ou razões que induzam a concluir que o beneficiário é o mais apto ao exercício de função pública. Sem tais características, poderá haver mera promoção pessoal, apta, em determinadas circunstâncias a configurar abuso de poder econômico, mas não propaganda eleitoral.

Quanto à propaganda na imprensa, elas são permitidas até a antevéspera das eleições como divulgação paga, na imprensa escrita e a reprodução na internet do jornal impresso, de até 10 anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidato, no espaço máximo, por edição, de 1/8 (um oitavo) de página de jornal padrão e de 1/4 (um quarto) de página de revista ou tablóide. Deverá constar do anúncio, de forma visível, o valor pago pela inserção. A inobservância do disposto neste artigo sujeita os responsáveis pelos veículos de divulgação e os partidos, coligações ou candidatos beneficiados à multa no valor de mil a dez mil reais, ou equivalente ao da divulgação da propaganda paga, se este for maior. Ao jornal de dimensão diversa do padrão e do tablóide, aplica-se a regra de acordo com o tipo de que mais se aproxime.

Não caracterizará propaganda eleitoral a divulgação de opinião favorável a candidato, a partido político ou a coligação pela imprensa escrita, desde que não seja matéria paga, mas os abusos e os excessos, assim como as demais formas de uso indevido do meio de comunicação, serão apurados e punidos nos termos do art. 22 da Lei Complementar nº 64/90.

É autorizada a reprodução virtual das páginas do jornal impresso na internet, desde que seja feita no sítio do próprio jornal, independentemente do seu conteúdo, devendo ser respeitado integralmente o formato gráfico e o conteúdo editorial da versão impressa. O limite de anúncios será verificado de acordo com a imagem ou nome do respectivo candidato, independentemente de quem tenha contratado a divulgação da propaganda.

Quanto a TV, a partir de 1º de julho de 2012, é vedado às emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e noticiário transmitir, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados; veicular propaganda política; dar tratamento privilegiado a candidato, partido político ou coligação; veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalísticos ou debates políticos; divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, ainda quando preexistente, inclusive se coincidente com o nome do candidato ou o nome por ele indicado para uso na urna eletrônica, e, sendo o nome do programa o mesmo que o do candidato, fica proibido a sua divulgação, sob pena de cancelamento do respectivo registro.

A partir do resultado da convenção, é vedado, ainda, às emissoras transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção. A inobservância sujeita a emissora ao pagamento de multa no valor de vinte e um mil duzentos e oitenta e dois reais a cento e seis mil quatrocentos e dez reais, duplicada em caso de reincidência. 

A representação relativa à propaganda irregular deve ser instruída com prova da autoria ou do prévio conhecimento do beneficiário, caso este não seja por ela responsável. A responsabilidade do candidato estará demonstrada se este, intimado da existência da propaganda irregular, não providenciar, no prazo de 48 horas, sua retirada ou regularização e, ainda, se as circunstâncias e as peculiaridades do caso específico revelar a impossibilidade de o beneficiário não ter tido conhecimento da propaganda. 

É valido citar que a partir de 10 de junho fica vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção e a partir do dia sete de julho fica proibida a publicidade institucional. Isto significa que: a partir desta data, fica vedado aos agentes públicos das esferas administrativas cujos cargos estejam em disputa na eleição, com exceção da propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral; fazer pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão, fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente, relevante e característica das funções de governo. Neste mesmo dia ficam proibidos shows artísticos em inaugurações públicas os estão proibidos de participar de inaugurações de obras.                         

Quanto à internet em si é interessante ressaltar que nas redes sociais, os pré-candidatos já começam a mostrar suas realizações e plataformas políticas. Os eleitores também já estão se mobilizando, através da criação de grupos de discussões, expressando suas opiniões a respeito dos administradores públicos e do que esperam dos governantes que assumirão seus postos a partir de janeiro de 2013.

Jornalismo: um pilar da democracia

No decorrer da história a imprensa adquiriu tamanha importância, que podemos considerá-la como um dos pilares da democracia, alicerçada na liberdade de pensamento e expressão, além da representatividade exercida pela sociedade civil, ao dar voz a ela. Por meio da imprensa a comunidade expõe problemas e os discute. Torna-se receptora e emissora de opiniões e informações, além de vigiar e denunciar irregularidades que afetam o coletivo. Ela cobra dos Três Poderes a execução da plena democracia e garante vários princípios democráticos. Nesse contexto consideramos a função do Jornal Nossa Terra, que em 2012 comemora o quinto ano de circulação, numa sociedade onde os jornais impressos investigam, informam, analisam fatos em questão, buscam informações divergentes sobre o fato e ampliam o debate. Neste período não tememos opiniões divergentes e o confronto de quem deseja nos intimidar. Em cinco anos fizemos muitas pessoas pensarem e demos subsídios aos leitores a fim de formar uma opinião. Atuamos como um serviço de utilidade pública em pról da cidade e dos leitores, com muita responsabilidade e se pautamos na ética, independência editorial, rigor, equilíbrio na apuração dos fatos, respeito às pessoas, estimulo ao exercício da democracia e da cidadania. Isso são valores que ampara nosso jornalismo, praticado corretamente e nos perpetrando nosso maior valor: a credibilidade.