segunda-feira, 19 de maio de 2014

Somente através das lutas que conquistamos objetivos!

          “Oh, vai rezar!”. “O seu Rafael, não estou me sentindo bem. O senhor pode medir minha pressão?” “Vim agradecer por ter ajudado meu pai a se curar.” “Muito obrigado seu Rafael pelo pirulito”. Nestes mais de dez anos de jornalismo, nunca me deparei com uma pessoa tão querida e popular como o Rafael da Farmácia. Ao fazer a entrevista, no seu local de trabalho, a Farmácia Comunidade, eram comuns os pedidos de “fiado” para amanhã; um analgésico para a dor nas costas e o mais surpreendente: famílias vindas de outras cidades, com os olhos lacrimejantes, agradece-lo pelo cura de males como a picada de aranha ou o ânimo a um idoso que já não tinha mais esperanças de vida. Assim é um pouco a história de vida da liderança comunitária Rafael Nascimento de Oliveira, o Rafael da Farmácia. Em 2 de julho de 1962, ele veio de Centenário do Sul, com os pais Simão Roque de Oliveira, Lourdes do Nascimento e mais dois irmãos, onde o progenitor iria trabalhar no plantio de algodão nas terras da família Kogima, na Água das Abóboras.
            
          Foram dois anos de trabalho árduo, quando em outubro de 1964, por indicação do comerciante de secos e molhados, Proença de Carvalho, o pai de Rafael foi trabalhar como ajudante geral, na roçagem, capina, varrição e limpeza, pela prefeitura de Ibiporã. O então prefeito era Ciro Ibirá de Barros e no mesmo período sua mãe trabalhava na Comaves.
            
          Nesta época, Rafael, aos seis anos de idade, mudou-se com a família para a Vila Rosana, onde estudava no Rotary. Foi uma infância bonita e inocente, onde as brincadeiras no poeirão das ruas sem asfalto variavam entre o futebol, pipa, esconde-esconde, bolinha de gude, peão e outras mais. Ali, na Vila Rosana, ele se destacava como um líder do grupo, ao organizar as brincadeiras. Com tamanha agilidade, ganhou o apelido de “perninha”, devido ser rápido no que fazia.
            
          Sua trajetória de vida na Vila Rosana foi até os 11 anos, quando a família se mudou, em outubro de 1969 para a Rua Parigot de Souza e, aos 13 anos começou a trabalhar de entregador e balconista na farmácia do Olegário Mendes Borges, ao lado do Hospital Santa Terezinha, ao mesmo tempo que exercia a liderança popular organizando eventos comunitários e religiosos, como as quermesses, festas juninas, julinas e bingos.
            
          Aos 22 anos, ele se casa e foi morar no Serraia, onde teve as filhas Rafaela, Regiane e Rebeca. Ali deu-se a organização, junto a associação de moradores, da Festa do Caminhoneiro, em julho de 1979. Os desfiles, que cortavam Ibiporã por mais de vinte anos, chegou a reunir mais de 500 caminhões, além de arrecadar fundos para a Igreja São Cristóvão, no Serraia.   
            
          Já articulado politicamente, em 1983 compra um terreno na região oeste, hoje Jardim San Rafael. “Na época não havia asfalto e as lâmpadas nas ruas eram a cada cem metros. Mesmo assim fazíamos quermesses e reuniões em terrenos vazios”, lembra.
            
          Mostrando-se uma liderança, foi convidado pela diretora Idalina Borsato a ser o primeiro presidente da Associação de Pais e Mestres do bairro. “Juntávamos ferro velho, afim de obter benefícios aos alunos. Haviam dificuldades, pois a população era muito carente”, diz.
            
          Exercendo o papel de líder, ia atrás de melhorias ao bairro. Foi assim que organizou-se a construção da Igreja San Rafael. “Era preciso apoio da população para construirmos a igreja. Improvisamos um altar na escola e para enchermos a “igreja”, íamos aos bairros, de ônibus, procurando fieis para rezar”, cita.
            
          Com o tempo, empresários e políticos aderiram a idéia, dando início as doações. Para aterrar e nivelar o terreno, eram precisos 480 caminhões de terra. “Foi até engraçado. Pedimos as doações no meio da missa. Na época, o então prefeito José Maria, levantou-se entre os fiéis e disse que faria a doação. Porém, ele não imaginava que seriam 480 caminhões de terra. Mesmo assim, ele fez a doação”, relembra o líder comunitário. 
            
          Hoje a Paróquia San Rafael é uma das mais bonitas da cidade e na inauguração, um coral de Presidente Prudente veio cantar. Já o padre Antônio Palermo, chamou Rafael ao altar e disse: “Já que o Rafael, junto à comunidade, se esforçaram na construção desta obra, porque não a chamar a capela de San Rafael?”, brincadeira ou não do padre, é certo que Rafael tem muito orgulho de carregar o nome do bairro e da igreja.
            
          Com os resultados, os esforços de Rafael para melhorar a região não pararam por ai. O maior exemplo está na BR 369, próximo ao Santa Paula. Ali haviam atropelamentos e acidentes com mortes. As autoridades ficaram cientes do perigo, mas nenhuma medida concreta era tomada. Rafael tomou a liderança e realizou um protesto que bloqueou a BR 369, das 16 às 21 horas numa sexta feira. Ela só foi liberada após a negociação com o ex-governador Jaime Lerner. “Foi um dos maiores protestos que aconteceu no Paraná.  Demos 30 dias para o início das obras, senão, iriamos parar novamente a rodovia. A obra foi executada e os acidentes nunca mais aconteceram. Isto representa uma conquista”, ressalta.
            
          Outra vitória, foi na rua Porecatu, numa área de 1000 m², onde se localiza um fundo de vale. “Ali se formava uma invasão. Solicitamos a retirada das pessoas e junto com as crianças do bairro foram plantadas 1363 mudas de árvores frutíferas e outras espécies. Isto transformou o local numa reserva ecológica”, cita com orgulho.
            
          Mas, ainda há um fato marcante na vida de Rafael: a criação do que seria a primeira farmácia popular. Foi ali, na cozinha de sua casa, que existia uma farmácia comunitária. Durante a manhã buscava doações e na parte da tarde fazia atendimentos, que já chegou a uma fila com mais de 50 pessoas. “Atuamos na farmácia comunitária por mais de três anos na cozinha de casa. Com quarenta anos de farmácia e formado em Técnico de Farmácia, nunca vi algo parecido. Chamamos a atenção do poder público e com isso nos doaram um terreno para a construção da farmácia. Tamanho foi o reconhecimento, que em 2004 fomos ao Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, palestrar sobre as dificuldades que as populações carentes tem em obter medicamentos”, ressalta.

          Seu reconhecimento não demorou a chegar. Com louvor, foi aprovada pela Assembléia Legislativa do Paraná, junto a Universidade Estadual de Londrina, a lei que instituía a primeira farmácia popular, assunto no qual debateu em 2007 nas 3ª Conferencia das Cidades e expôs propostas para a disseminação das farmácias populares pelo Brasil afora.

Tatuagem: idéias e sentimentos representados pela imagem.


Foi o tempo que a tatuagem era vista de maneira preconceituosa. Hoje é comum e, até pessoas de mais idade as possuem com os mais diferenciados desenhos. Ela tornou-se uma marca pessoal, atinge diversas faixas etárias, econômicas e sociais, demonstrando idéias, sentimentos e, porque não, o amor a família e amigos. Por ser uma profissão diferente, o empresário e tatuador Jhonatan Ribeiro Barboza, lembra que foi difícil conseguir espaço devido o preconceito. Mas, pelo reconhecimento do trabalho bem feito, ele conquistou espaço e confiança dos clientes. O tatuador cita que a profissão necessita de constante aperfeiçoamento e por isso realizou cursos de tatuagens, dermo pigmentação, body piercing e henna. “O tatuador vive da arte e exerce a criatividade com o seu trabalho. Muitos o procuram pelo valor cobrado e não pela qualidade da obra oferecida. Optar pelo menor preço aumenta a chance da insatisfação”, ressalta.  


Uma das técnicas exclusivas do Studio Fish Tattoo é a cobertura de tatuagens, constituída na sobreposição em desenhos mal feitos, manchas ou cicatrizes. Funciona como uma tatuagem, onde se usa a melhor estética com desenhos exclusivos e também é indicado a quem fez uma tatuagem, se arrependeu e gostaria de tapar ou fazer outra no local. Outra exclusividade do Studio Fish Tattoo, segundo Jhonatan, são os piercings genitais, aplicados nos mamilos, glande e lábios vaginais. “É um procedimento mini cirúrgico que requer cuidados especiais. Há muita segurança, pois se estuda anatomia humana, estética corporal e aplica-se a técnicas em modelos. Além disso, explicamos os cuidados pós cirúrgicos, que consistem na assepsia, bandagem local e a proibição de fluidos e relações sexuais durante quatro meses”, finaliza.      
Jhonatan diz que os interessados ou curiosos, acerca das tatuagens, devem estar cientes da demora, devido haver uma série de cuidados nos procedimentos. Outra dica legal é solicitar o portfólio do tatuador. Ele possui vários e convida a todos para visitar o Studio Fish Tattoo, localizado na Avenida Souza Naves, 82, sala dois, na sobreloja. O telefone de contato é o 84267334 ou 32587161.