sexta-feira, 22 de abril de 2011

Drogas e álcool: informação para os jovens

Muitos jovens querem saber sobre drogas e álcool. Por mais vontade que você tem, é muito fácil de acabar descobrindo que você tem um problema. Embora você possa pensar inicialmente que você tem seu uso de drogas ou álcool "sob controle", estas coisas podem ser muito viciante e pode em breve começar a controlá-lo.
Comumente usando drogas: As pessoas utilizam todos os tipos de substâncias legais e ilegais. As drogas ilícitas são, obviamente, coisas como a cannabis, anfetaminas, ecstasy, cocaína e heroína. Muitas substâncias legais também são prejudiciais e viciantes: cigarro, álcool, cola, gasolina e aerossóis. Sociedade de drogas preferidas são o álcool e o tabaco, ambos fortemente viciante e utilizados por milhões de pessoas. Alguns medicamentos, como calmantes, também pode ser viciante.
O que leva a problemas com drogas e álcool?
  • Você pode se preocupar que, se você não tomar drogas, você vai ser 'cool' e não vai caber dentro.
  • Droga pode fazer você se sentir bem por um tempo. Basta experimentar uma droga para fazer você querer tentar de novo ... e de novo.
  • Você acha que tomar um determinado medicamento faz você se sentir confiante, e pode ajudá-lo a enfrentar uma situação difícil. Depois de um tempo, você precisa da droga para enfrentar essa situação o tempo todo.
  • Se você está descontente, estressado, ou solitário, é mais propenso a recorrer a drogas para esquecer seus problemas.
  • Se você achar que você está usando uma droga ou álcool cada vez mais freqüentemente, tenha cuidado - este é o primeiro passo para se tornar dependente dele.
  • Se você sair com pessoas que usam um monte de drogas, você provavelmente também usará.

Riscos e perigos
Usando drogas ilícitas ou álcool pode fazer você se sentir bem, mas pode prejudicar a sua saúde. Aqui estão alguns dos fatos básicos:

  • É perigoso misturar álcool e drogas. Cada um deles pode aumentar os efeitos da substância, por exemplo, ecstasy e álcool pode levar à desidratação (superaquecimento) e causar o coma e a morte.
  • Você não pode saber ao certo o que está na droga que você compra. Não pode conter o que o comerciante diz. Alguns comerciantes podem misturar com outras substâncias ou poderá receber uma alta dose de uma droga que você não está acostumado, o que pode ser fatal.
  • Infecções graves podem ser espalhados pelo compartilhamento de agulhas ou «equipamento», tais como HIV e hepatite.
  • Acidentes de discussões e brigas são mais prováveis ​​após beber e o uso de drogas.
  • Usar drogas pode levar a doenças mentais graves como psicose ou depressão, e problemas de saúde e overdoses.
Sinais de que você está viciado
  • Você pensa em drogas ou álcool todos os dias?
  • É difícil dizer "não" quando lhes é oferecido?
  • Pode-se beber / tomar drogas sozinho?
  • Abuso de drogas ficam no caminho do resto da sua vida?


Se a resposta a estas perguntas é 'sim', você pode ser viciado.

O sinal mais comum que você tenha um problema de drogas é o sentimento que a droga lhe dá, de repente, não é uma escolha que se sente sob seu controle. Em breve, você vai encontrar-se ter de tomar mais e mais drogas para obter o mesmo efeito. Então, você vai descobrir que você não pode viver sem ela e que você tem um hábito, embora você vai encontrar-se dizendo "Não é que eu preciso, mas ..."

Como obter ajuda
Existem diferentes formas de obter ajuda. Pense em falar com alguém da sua confiança:

um grande amigo
  • seus pais ou de um membro da família
  • um amigo da família
  • uma enfermeira da escola
  • um assistente social
  • um professor orientador da escola /
  • alguém em seu lugar de adoração
  • um conselheiro da juventude
  • o seu médico ou enfermeiro, que pode encaminhá-lo para os serviços pertinentes, e será capaz de oferecer-lhe aconselhamento e apoio
  • um projeto de drogas local.

sábado, 16 de abril de 2011

O sonho

Imagem: Henry Fuseli: O pesadelo

Foi em 1901, com a publicação de A Interpretação dos Sonhos”, que Freud deu um caráter científico à matéria. Naquele polêmico livro, Freud aproveita o que já havia sido publicado anteriormente e faz investidas completamente novas, definindo o conteúdo do sonho como “realização dos desejos”. Para o pai da psicanálise, no enredo onírico há o sentido manifesto (a fachada) e o sentido latente (o significado), este último realmente importante. A fachada seria um despiste do superego (o censor da psique, que escolhe o que se torna consciente ou não dos conteúdos inconscientes), enquanto o sentido latente, por meio da interpretação simbólica, revelaria o desejo do sonhador por trás dos aparentes absurdos da narrativa. Os sonhos seriam uma demonstração da realidade do inconsciente. Sendo estudados corretamente pode-se descrever, ou melhor, conhecer o momento psicológico do indivíduo.

Fazendo uma analogia, poderíamos pensar numa espécie de "fotografia" do inconsciente naquele momento. Por isso, o sonho sempre demonstra aspectos da vida emocional. Os sonhos têm uma linguagem própria. Pensemos no seguinte exemplo: Ao ver duas pessoas estrangeiras que falam um idioma que não é do nosso conhecimento, nunca diríamos que elas não sabem falar. Na verdade, o problema é que não conhecemos aquela língua (sua estrutura e gramática).

O mesmo acontece com os sonhos. Sua linguagem são os símbolos. Para entender seus variados conteúdos, temos que estudar os símbolos. Utilizando-se do conceito de "complexos" e do estudo dos sonhos e de desenhos. Sabe-se que existem muitos tipos diferentes de sonhos e muitos os estudam, tentando entendê-los e dividindo-os em grupos, como por exemplo:

Sonhos criativos: Pessoas que tem sonhos criativos representam seus sonhos através da pintura ou mesmo através de livros

Sonhos lúcidos: A pessoa está sonhando, sabe que está sonhando e conseguem controlar o que está acontecendo como se estivessem direcionando um filme. Essas pessoas conseguem se encontrar com outras pessoas pelos seus sonhos e depois quando acordam, descobrem que a pessoa com quem sonharam tiveram o mesmo sonho com as mesmas pessoas e as mesmas coisas.

Pesadelos: Sonhar com monstros, fantasmas significa que você está com medo e alguma coisa na vida real e que precisa ser confrontado. Os pesadelos são considerados de ordem fisiológica, a partir do momento que o metabolismo é acelerado, como o exemplo da digestão. Se você sonhou que você está preso em algum lugar, isso significa que você está preso a uma situação na vida real.

Sonhos previsíveis: São sonhos em que a pessoa que está sonhando alega que certos eventos irão acontecer no futuro.

Sonhos repetitivos: Se você sonha com a mesma coisa mais de uma vez, isso quer dizer que alguma coisa está te preocupando na vida real.

Sonhos sensuais: Todos nós sonhamos sobre sexualidade, especialmente quando estamos passando pela fase da puberdade. É perfeitamente natural sonharmos com esse tipo de coisa em qualquer estágio de nossas vidas.

Mecanismos de defesa

Mecanismos de defesa são processos subconscientes que permitem à mente encontrar uma solução para conflitos não resolvidos ao nível da consciência. A psicanálise supõe a existência de forças mentais que se opõem umas às outras e que batalham entre si. Freud utilizou a expressão pela primeira vez no seu "As neuroses e psicoses de defesa", de 1894. Os mecanismos de defesa mais importante são:

Repressão: é afastar ou recalcar da consciência um afeto, uma idéia ou apelo do instinto. Um acontecimento que por algum motivo envergonha uma pessoa pode ser completamente esquecido e se tornar não evocável.

Defesa de reação: consiste em ostentar um procedimento e externar sentimentos ambos opostos aos impulsos verdadeiros, quando estes são inconfessáveis. Um pai que é pouco amado recebe do filho uma atenção por vezes exagerada para que este convença a si mesmo de que é um bom filho.

Projeção: Consiste em atribuir ao outro um desejo próprio, ou atribuir a alguém, algo que justifique a própria ação. O estudante cria o hábito de colar nas provas dizendo, para se justificar, que os outros colam ainda mais que ele.

Regressão: é o retorno a atitudes passadas que provaram ser seguras e gratificantes, e às quais a pessoa busca voltar para fugir de um presente angustiante. Devaneios e memórias que se tornam recorrentes, repetitivas. Aplica-se também ao regresso a fases anteriores da sexualidade.

Substituição. O inconsciente, em suas duas formas, está impedido de manifestar-se diretamente à consciência, mas consegue fazê-lo indiretamente. A maneira mais eficaz para essa manifestação é a substituição, isto é, o inconsciente oferece à consciência um substituto aceitável por ela e por meio do qual ela pode satisfazer o Id ou o Superego. Os substitutos são imagens (representações analógicas dos objetos do desejo) e formam o imaginário psíquico que, ao ocultar e dissimular o verdadeiro desejo, o satisfaz indiretamente por meio de objetos substitutos (a chupeta e o dedo, para o seio materno; tintas e pintura ou argila e escultura para as fezes, uma pessoa amada no lugar do pai ou da mãe, de acordo com as fases da sexualidade).

Lapsos e atos falhos: Além dos substitutos reais, o imaginário inconsciente também oferece outros substitutos, os mais freqüentes sendo os sonhos, os lapsos e os atos falhos. Neles, realizamos desejos inconscientes. São a satisfação imaginária do desejo. Alguém sonha, por exemplo, que sobe uma escada, está num naufrágio ou num incêndio. Na realidade, sonhou com uma relação sexual proibida. Alguém quer dizer uma palavra, esquece-a ou se engana, comete um lapso e diz uma outra que o surpreende, pois nada terá a ver com aquela que queria dizer: realizou um desejo proibido.

Sublimação: A Ética pede a renúncia às gratificações puramente instintuais por outras em conformidade com valores racionais transcendentes. A sublimação consiste a adoção de um comportamento ou de um interesse que possa enobrecer comportamentos que são instintivos de raiz. Um homem pode encontrar uma válvula para seus impulsos agressivos tornando-se um lutador campeão, um jogador de futebol ou até mesmo um cirurgião. Para Freud as obras de arte, as ciências, a religião, a Filosofia, as técnicas e as invenções, as instituições sociais e as ações políticas, a literatura e as obras teatrais são sublimações, ou modos de substituição do desejo oculto de seus autores e esta é a razão de existirem os artistas, os místicos, os pensadores, os escritores, cientistas, os líderes políticos, etc.

Transferência: Freud afirmou que a ligação emocional que o paciente desenvolvia em relação ao analista representava a transferência do relacionamento que aquele havia tido com seus pais e que inconscientemente projetava no terapeuta. O impasse que existiu nessa relação infantil criava impasses na terapia, de modo que a solução da transferência era o ponto chave para o sucesso do método terapêutico. Embora Freud demorasse a considerar a questão inversa, a da atratividade do paciente sobre o terapeuta, esse problema se manifestou tão cedo quanto ainda ao tempo das experiências de Breuer, que teria se deixado afetar sentimentalmente por sua principal paciente, Bertha Pappenheim.

Os mecanismos de defesa são aprendidos na família ou no meio social externo a que vivemos e somos expostos. Quando esses mecanismos conseguem controlar as tensões, nenhum sintoma se desenvolve, apesar de que o efeito possa ser limitador das potencialidades do Ego, e empobrecedor da vida instintual. Mas se falham em eliminar as tensões e se o material reprimido retorna à consciência, o Ego é forçado a multiplicar e intensificar seu esforço defensivo e exagerar o seu uso. É nestes casos que a loucura e os sintomas neuróticos são formados. Para a psicanálise, as psicoses significam um severa falência do sistema defensivo, caracterizada também por uma preponderância de mecanismos primitivos. A diferença entre o estado neurótico e o psicótico seria, portanto, quantitativa, e não qualitativa.

Questões de Segurança no Trabalho.

Segue algumas questões elaboradas para estudo. Aos interessados...

1 - Quais são os três tipos riscos ambientais?

a) Riscos ocupacionais, físicos e biológicos
b) Acidentes, ergonômicos e físicos
c) Ocupacionais, acidentes e ambientais
d) Químicos, físicos e biológicos
e) Desmatamento, queimadas e depredação

2 - Qual é a melhor definição de acidente?

a) Uma queda ou fratura causada por falta de atenção.
b) Ocorrência imprevista, não programável, que interfere numa atividade. Ele ocasiona perca de tempo/lesões/danos materiais.
c) Algo sinistro decorrente da falha humana/maquinas, implicando maiores custo na produção.
d) Situação que determina o pagamento de bonificação ao empregador.
e) Parada na produção, devido o não aproveitamento e a não obediência da Norma de Segurança 72.

3 - O que significa risco em Segurança do Trabalho?
a) Traço vertical ou horizontal.
b) Conotação positiva.
c) Algo esperado e favorável.
d) Impulso da ciência e das técnicas.
e) Incerteza da ocorrência de um evento.

4 - Qual é a melhor definição de segurança, no ramo do trabalho?

a) A isenção de riscos, entretanto é impossível a eliminação completa de todos os riscos.
b) O sujeito de trabalha como guarda.
c) Algo usado nos veículos, na forma de cinto.
d) Prever o futuro de determinadas situações ou eventos, para orientar a tomada das decisões.
e) Remete aos benefícios sociais.

5 - Preencha as lacunas de acordo com as definições.

A – Dano
B – Causa
C – Perca
D – Sinistro
E – Incidente

( ) - Prejuízo sofrido por uma organização, com garantia de ressarcimento.
( ) - É a gravidade da perda humana, material ou financeira que pode resultar, caso o controle dos riscos seja perdido.
( ) – prejuízo sofrido por uma organização, com garantia de ressarcimento por meio de seguro.
( ) – Eventos indesejáveis que não envolvem lesões aos trabalhadores ou danos à propriedade, mas que apresenta alto potencial para tanto.
( ) – É a origem do caráter humano ou material relacionado com o evento indesejável, resultante da materialidade de um risco, provocando danos.

6 - “É o conjunto de medidas adotadas, com vistas a minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade do trabalhador. No Brasil é definida por normas e leis, sendo elas as normas regulamentadoras, portarias, decretos, leis e recomendações da Organização Internacional do Trabalho”. O termo acima se refere à:

a) Previdência Social
b) Normas regulamentadoras
c) Segurança no Trabalho
d) Engenharia Civil
e) Ergonomia

7 – Assinale as lacunas de acordo com cada função.

A – Médico do Trabalho
B – Engenheiro da Segurança do Trabalho
C – Técnico em Segurança do Trabalho
D – Enfermeiro da Segurança do Trabalho

( ) – Atende aos 1º socorros; organiza programas, treinamentos, campanhas de saúde e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes.
( ) – Executa exames de admissão, demissão e outros especiais, além de avaliar condições de trabalho.
( ) – Responsável do prevencionismo, investigações, inspeção, treinamentos, simulados, reuniões da CIPA e formação de cipeiros.
( ) – Realiza assessoria, avaliações de riscos, adapta recursos e equipamentos especiais, além de ser o responsável pelo Programa de Prevenção de riscos ambientais e palestras.

8 – Na Segurança do Trabalho, existem três tipos de riscos. O genérico são aqueles aos quais todos estão expostos; o especifico são os que expõe o homem nas condições de trabalho e; temos o genérico agravado que é a combinação de determinadas situações, onde o risco genérico combina-se com as condições de trabalho. Seguindo a ordem 1, 2 e 3, onde 1 representa o risco genérico; 2, o risco especifico e; 3, o risco genérico agravado, enumere:

( ) – Um soldador utiliza a maquina de solda com possibilidade de acidente.
( ) – Um pedreiro utiliza um andaime diariamente, todavia, num dia chuvoso temos aumentada a possibilidade de acidentes.
( ) – Um operário desloca-se da sua casa para o trabalho, num trânsito com possibilidades de acidentes.

9 – O decreto n° 83080/79, determina qual conceito legal?

a) Danos ao patrimônio
b) Acidente de Trabalho
c) Incapacidade Total
d) Incapacidade Permanente
e) Comunicação de Acidente

10 – “É aquele em que o acidentado pode exercer sua função normal, no mesmo dia do acidente ou no próximo. No horário regulamentar e regularmente. Geralmente resolve-se com um curativo, e ou, um rápido repouso”. O termo acima se refere à:

a) Acidente com afastamento
b) Perda de tempo
c) Incapacidade parcial ou temporária
d) Morte do acidentado
e) Acidente sem afastamento

Respostas: 1) d – 2) b – 3) e – 4) a – 5) C A D E B – 6) c – 7) D A C B - 8) 2 3 1 – 9) B – 10) e

Caixa de texto: Respostas: 1) d – 2) b – 3) e – 4) a – 5) C A D E B – 6) c – 7) D A C B - 8) 2 3 1 – 9) B – 10) e

quinta-feira, 14 de abril de 2011

História da Psicologia do Trabalho

A Psicologia do Trabalho, ligada a seleção de pessoal e na qual conhecemos hoje, em nada tinha haver ou sequer existia há cerca de 100. Quando surgiu, em 1924, pelo engenheiro suíço Roberto Mange e tinha a terminologia Psicologia Industrial, possuía a finalidade de selecionar e orientar os alunos de Mecânica do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. E, os primeiros passos da Psicologia do Trabalho, que conhecemos hoje, consistiam na seleção, orientação e formação de aprendizes. Com a organização racional do serviço deu-se a criação do Centro Ferroviário de Ensino e Seleção Profissional, que passou a orientar a atividade em diversas ferrovias e também como referência e irradiador dos trabalhos da psicologia industrial.

Com o desenvolvimento da psicologia, no campo do trabalho, ela desenvolve funções na orientação profissional, que consiste na descrição e analise de cargos, funções e atividades que o profissional exercerá, além do recrutamento, seleção e treinamento. Neste período, se chegou à conclusão, que a cultura organizacional determinava o comportamento do trabalhador. Com este desenvolvimento, a psicologia começou a buscar pessoas compatíveis com os cargos e funções, ao mesmo tempo que qualificava por meio de treinamento, mantendo o padrão a cultura organizacional.

Após os anos 70 e meados dos anos 90, a psicologia do trabalho adota a terminologia Psicologia Organizacional e muda-se os parâmetros para a seleção e treinamento, antes a cargo da chefia departamento pessoal. Soma-se a isso a competitividade entre as empresas e a adoção de recursos modernos. O psicólogo ganha mais destaque para as empresas tornarem-se mais competitivas no mercado externo.

No Brasil, o que marca o período são os estudos e treinamentos sobre liderança, motivação, grupos e dinâmicas, formação e necessidades dos mesmos, relações humanas e uma série de práticas e teorias que vieram para melhorar o desempenho, as relações de trabalho. Mas, com tudo focado na produtividade.

Com o crescimento da globalização, na década de 90, houve a substituição do homem pela máquina, em alguns campos e com isso, grandes demissões em massa. Era a mudança do emprego formal pelo informal, onde setores de comércio e prestação de serviços tiveram larga expansão. Houve a criação de duas novas categorias: os qualificados e os não qualificados. Os qualificados retornam para o mercado de trabalho nas atividades de prestação de serviço e os não qualificados para algumas funções do comércio.

É neste período que a Psicologia faz uma adaptação de conteúdos e começa a enfatizar temas como o valor do trabalho, mudanças, a identidade ocupacional, trabalho em equipe, qualificação, stress, trabalho em equipe, além da leitura comportamental como indicadora da necessidade de intervenção e mudança.

Sine dispõe de 1.032 oportunidades para 175 diferentes ocupações

A Agência do Trabalhador de Londrina do Sistema Nacional do Emprego (Sine) divulgou algumas vagas de trabalho disponíveis no município para a segunda-feira (11). No total, o Sine dispõe de 1.032 oportunidades para 175 diferentes ocupações, com requisitos de ensino fundamental, médio e superior completo ou incompleto. Também são disponibilizadas vagas sem exigência de escolaridade. Há oportunidades para cidadãos com e sem experiência. Das vagas anunciadas, 56 são destinadas às pessoas com deficiência.

Os interessados devem se dirigir à sede da Agência do Trabalhador, na rua Prefeito Hugo Cabral, nº 301, ou ao Terminal Urbano, na rua Benjamin Constant, portando a carteira de trabalho e documentos pessoais. O atendimento a pessoas com deficiência é feito somente na sede do Sine, das 8h às 17h.

Atenção

O Sine informa que as vagas de emprego e especificações exigidas estão disponíveis para consulta no site www.setp.pr.gov.br. É preciso selecionar a opção "Trabalho e Emprego" e depois "Agência do Trabalhador". Ao escolher a cidade de Londrina, é possível procurar as vagas disponíveis por localidade, exigência de escolaridade, bairro, cargo ou faixa salarial.

Vagas ofertadas

AÇOUGUEIRO
AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA DE MERCADORIA
AJUDANTE DE COZINHA
AJUDANTE DE MOTORISTA
AJUDANTE DE PINTOR
ALINHADOR DE DIREÇÃO
ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS
APLICADOR DE ASFALTO IMPERMEABILIZANTE
ARMADOR DE FERRAGENS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
ARTE-FINALISTA
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
ATENDENTE DE AEROPORTO
ATENDENTE DE BALCÃO
ATENDENTE DE LANCHONETE
AUXILIAR CONTÁBIL
AUXILIAR DE ALMOXARIFADO
AUXILIAR DE ARMAZENAMENTO
AUXILIAR DE CONTABILIDADE
AUXILIAR DE CORTE
AUXILIAR DE COSTURA
AUXILIAR DE DEPÓSITO
AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL
AUXILIAR DE ENFERMAGEM
AUXILIAR DE ESCRITURAÇÃO FISCAL
AUXILIAR DE ESTÉTICA
AUXILIAR DE JARDINAGEM
AUXILIAR DE LAVANDERIA
AUXILIAR DE LIMPEZA
AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO
AUXILIAR DE MEANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÕES
AUXILIAR DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
AUXILIAR DE PEDREIRO
AUXILIAR TÉCNICO DE MONTAGEM
AZULEJISTA
BORRACHEIRO
CADISTA
CAMAREIRA DE HOTEL
CARPINTEIRO
CARREGADOR DE CAMINHÃO
CHAPEIRO
CHAPISTA DE LANCHONETE
CHURRASQUEIRO
COMUNICADOR VISUAL
CONFERENTE DE CARGA E DESCARGA
CONFERENTE DE MERCADORIA
CONSULTOR DE VENDAS
CONTATO PUBLICITÁRIO
COPEIRO
CORTADOR
CORTADOR DE FERRO
CORTADOR DE ROUPAS
COSTUREIRA DE MÁQUINA RETA
COSTUREIRA EM GERAL
COSTUREIRO A MAQUINA NA CONFECCAO EM SERIE
COZINHEIRO DE HOSPITAL
COZINHEIRO GERAL
COZINHEIRO HOSPITALAR
DESOSSADOR
DIGITADOR
ELETRICISTA
ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES
ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES DE VEÍCULOS
ELETRICISTA DE LINHA DE TRANSMISSÃO
EMPACOTADOR A MÃO
EMPREGADO DOMÉSTICO NOS SERVIÇOS GERAIS
ENCANADOR
ENCANADOR INDUSTRIAL
ENCARREGADO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
ENCARREGADO DE DEPARTAMENTO DE PESSOAL
ENCARREGADO DE EXPEDIÇÃO
ENCARREGADO DE OBRAS
FAXINEIRO NO SERVIÇO DOMÉSTICO
FERRAMENTEIRO
FISCAL DE LOJA
GARÇOM
INSTALADOR DE ALARME
INSTALADOR DE SOM E ACESSÓRIOS DE VEÍCULOS
JARDINEIRO
LAVADEIRO EM GERAL
LAVADOR DE CARROS
LAVADOR DE ÔNIBUS
LAVADOR DE ROUPAS
LIXADOR DE MÓVEIS METÁLICOS
MANOBRISTA
MARCENEIRO
MECÂNICO
MECÂNICO DE EMPILHADEIRA
MECÂNICO MONTADOR
MESTRE (CONSTRUÇÃO CIVIL)
MESTRE DE OBRAS
MODELISTA
MONTADOR
MONTADOR DE MÓVEIS DE MADEIRA
MOTOBOY
MOTOCICLISTA NO TRANSPORTE DE DOCUMENTOS E PEQUENOS VOLUMES
MOTORISTA DE CAMINHÃO
MOTORISTA DE ONIBUS URBANO
MOTORISTA ENTREGADOR
OFFICE-BOY
OFICIAL DE MANUTENÇÃO
OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS
OPERADOR DE CAIXA
OPERADOR DE JATO DE GRANALHA
OPERADOR DE MAQUINAS OPERATRIZES
OPERADOR DE PÁ CARREGADEIRA
OPERADOR DE TELEMARKETING
PASSADEIRA DE PEÇAS CONFECCIONADAS
PASSADOR DE ROUPAS
PEDREIRO
PINTOR DE METAIS A PISTOLA
PINTOR DE OBRAS
PINTOR DE PAREDES
PINTOR DE VEÍCULOS(REPARAÇÃO)
PIZZAIOLO
PORTEIRO
PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS
PROFESSOR NO NÍVEL MÉDIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROFESSOR PRÁTICO NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE
PROMOTOR DE VENDAS
RECEPCIONISTA DE CREDIARIO
REPOSITOR DE MERCADORIAS
REPRESENTE COMERCIAL AUTÔNOMO
RETIFICADOR DE MOTORES A DIESEL
RISCADOR DE TECIDOS
SALGADEIRO
SALGADOR - EM CHARQUEADA
SECRETÁRIA (TÉCNICO EM SECRETARIADO - PORTUGUÊS)
SERRALHEIRO
SERVENTE DE OBRAS
SERVENTE DE PEDREIRO
SOLDADOR
TAPECEIRO DE MÓVEIS
TÉCNICO DE APLICAÇÃO(COMPUTAÇÃO)
TÉCNICO DE ENFERMAGEM
TÉCNICO DE LABORATÓRIO EM PATOLOGIA CLÍNICA
TÉCNICO DE OPERAÇÃO ELETROTÉCNICA
TÉCNICO DE REDE
TÉCNICO ELETRÔNICO
TÉCNICO MECANICO DE AR CONDICIONADO
TOSADOR
VENDEDOR AMBULANTE
VENDEDOR DE SERVIÇOS
VENDEDOR INTERNO
VENDEDOR PORTA A PORTA
VENDEDOR PRACISTA
VIGIA

Vagas Disponíveis para Pessoa Com Deficiência

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
ASSISTENTE DE VENDAS
AUXILIAR ADMINISTRATIVO BILINGUE
AUXILIAR ADMINISTRATIVO DE PESSOAL
AUXILIAR DE LIMPEZA
OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS
PORTEIRO
PROFESSOR DE DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES
PROFESSOR DE ENSINO PRÉ ESCOLAR
PROFESSOR DE NÍVEL MÉDIO NO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NA ÁREA DE PRÁTICA DE ENSINO
SERVENTE DE LIMPEZA
VIGIA NOTURNO

Cincão FM: O sonho que se tornou realidade

A Rádio Cincão FM é uma das conquistas da comunidade da Região Norte de Londrina.

O processo de habilitação para a Cincão FM disponibilizar o serviço de radiodifusão, começou nos meados de 1997, quando um grupo acreditou no projeto e reuniram- se para colocar a teoria na prática. A “nova rádio”, começou a funcionar em fase de testes, foi um sucesso e rendeu muitos comentários em todas as regiões de Londrina. Na época, não havia a Lei das Rádios Comunitárias. Mesmo assim, os idealizadores do projeto foram ousados a pleitear uma liminar na Justiça e colocar a rádio no ar. Porém, a liminar foi negada e continuaram a operar, causando um grande estrondo na sociedade ao manterem o que é hoje a Cincão FM no ar para ajustar os equipamentos e aprender a “fazer rádio”. Logo, a ANATEL, (Agência Nacional de Telecomunicações) se incomodou com a “caçulinha”, tanto que a lacrou, apreendeu todos os seus instrumentos e acusou seus idealizadores de exercer ilegalmente a rádio difusão.

De fato foram muitas lutas e a força de vontade não parou por aí. O pessoal da Cincão foi paciente e persistente. Compraram um novo transmissor, toca - CDs, microfones, computadores, antena e após laboriosa etapa jurídica e burocrática em Brasília, finalmente, em 2005, a Cincão FM recebeu a autorização do Ministério das Comunicações para iniciar suas atividades legalmente.

Uma rádio que se transformou num instrumento da democracia.
A rádio Cincão é uma FM planejada e projetada com amor e rigor para o futuro. Hoje, vários colaboradores se revezam entre si, permitindo a convivência mais do que perfeita entre ouvintes e locutores, dando enormes passos na direção ao desenvolvimento da Zona Norte de Londrina, ao contar com um sistema informatizado. Investimentos foram feitos para que a Cincão possua total automação de músicas, comerciais, vinhetas e qualidade de som. Seu maior desafio é manter a programação, aumentar a audiência e acima de tudo tornar-se a caixa de ressonância da população
da Zona Norte.

A Cincão é uma ONG que preza pela democracia. Todos podem fazer uso da programação para reivindicar, reclamar, informar e exercer a cidadania. Isso é o que a
diferencia. O grupo que arcou com as despesas da compra de equipamentos e tem custos de manutenção, não tem como objetivo principal o lucro. Isso parece pouco para a Cincão se diferenciar das outras emissoras, mas não é. A democracia se constrói com a participação popular e a Cincão se tornou protagonista e agente dessa luta. É a luta pela democracia que apenas começou e a Rádio Cincão FM é uma etapa vitoriosa nesta luta.


Cincão FM: A rádio comunitária na era da internet

As rádios comunitárias exercem um papel fundamental nos processos de participação. Elas nasceram com o sentido de dar voz às camadas populares e desfavorecidas
e criam condições para que a representatividade seja exercida. Com o avanço das novas tecnologias, muitas rádios comunitárias ganharam o poder de enviar sua programação pela internet, além de: transmitir o conhecimento para toda a sociedade do Mundo; compartilhar informações agregadas à comunidade na qual estão inseridas; trazer
a realidade local para o conhecimento de toda a sociedade; informar e educar, ao mesmo tempo dando a oportunidade para a comunidade se expressar; abrir espaços para
informação e prestação de serviços e informações à comunidade. Outros pontos fortes são: meio para integrar a comunidade a outras; e por fim, levar a toda comunidade maiores informações e encurtar a distância entre os emissores e receptores de
suas mensagens.

Rádio comunitária na internet é o grito de cidadania. É a socialização entre comunidade de conhecimentos diferentes. Esse é o caso da Cincão FM, uma rádio comunitária localizada na Zona Norte de Londrina, vista como instrumento
de democratização e integrante de uma comunidade que ultrapassa os cem mil habitantes. Sem fins lucrativos, ela possibilita a participação efetiva da comunidade; o desenvolvimento local; o resgate da cultura e; a construção da cidadania. Torna-se instrumento de democratização da comunicação e da sociedade, multiplicadora de vozes, organiza a vida comunitária, social, política, cultural
e supre as deficiências de emissoras comerciais, pois estas não falam diretamente à comunidade e não estão no dia-a-dia local.

Interligada 24hs a internet, a Cincão FM deixa seu ouvinte atualizado com as últimas notícias locais e tornar-se a “caixa de ressonância” da população da Zona Norte de
Londrina. Por ter sua programação disponível na internet, a participação popular no processo emancipatório de comunicação é maior e acessível.

Mesmo que a internet não esteja acessível às camadas menos favorecidas, a sua conexão possibilita que a “voz dos oprimidos” possa chegar a diversos locais e a um número maior de receptores, independente da área geográfica. Isso deve ser ressaltado quando se conclui que a concessão para a abrangência de uma rádio comunitária é de no máximo um quilometro. Com essa ferramenta, seus ouvintes-participantes da programação pluralizada (envolve desde programas cultural-artísticos populares a programas de utilidade pública de maior relevância política e social, onde são abordados problemas
e dificuldades da região). Isso é um catalisador para as necessidades e as reivindicações sejam colocadas em pauta, discutidas junto à sociedade e gestores públicos e políticos. Tal é a veracidade, que muitas discussões somente chegaram às esferas centrais do poder e tiveram uma solução, devido à transmissão via internet. Se a Cincão FM fosse restrita apenas as ondas de rádio, muitas das questões
de utilidade pública, da região, não seriam conhecidas fora de sua área de abrangência.

Concebida para os interesses da população da Zona Norte de Londrina, ela é oposta aos meios de comunicação massivos, que são tomados como dominadores e manipuladores de mentes e corações a fim de adequá-los a ideologia e a outros interesses das classes dominantes. É a comunicação comunitária que se ocupa dos interesses do povo, seus
problemas, aspirações e procura o conscientizar de seus direitos e cidadania.
Isso leva a transformação da sociedade. Quem ouve um programa na Cincão, pela internet, talvez nem imagine que se trata de uma evolução pela qual passa a comunicação comunitária.

A rádio comunitária, devido à proximidade com os ouvintes, compreende as necessidades locais e busca alternativas para solucionar eventuais problemas e conflitos que envolvam não apenas o todo coletivo, mas indivíduos que não encontram espaços públicos para solucionar suas necessidades.